segunda-feira, 26 de julho de 2010

Um desafio...



Recebi o selo e o desafio de um grande amigo virtual -AC- do http://ac-wwwinterioridade.blogspot.com/. Sinto-me feliz e honrada e aqui estou para responder ao que me foi perguntado:

Porque é que criou um blogue e, quando o criou, tinha expectativas de que fosse popular?

Há pessoas que guardam coisas pela vida afora, prendendo-as a fatos, família, amigos, amores , saudades.Isso é um vício? Um hábito? Uma mania? Não sei...mas eu , estranhamente, guardo minhas agendas usadas.
Bizarro, mas fácil de explicar. Elas, as agendas, são muito mais que repositórios de meus compromissos; são fieis e caladas cúmplices do que me acontece durante os anos que transcorrem.Nelas vão sendo colocados desejos, sonhos, frustrações, sucessos,às vezes algo que só eu sinto e sei, que vivo na hora, registro,e que depois se esvai de mim,da vida, mas permanece.

Todos os anos prometo que vou me desfazer daquelas dezenas empilhadas,no entanto, quando abro uma, em página qualquer, e a leio, sinto incômodo, como se ao descartá-la apagasse algo importante . É como truncar minha história e extirpar dela o que vivi. Reponho-a em seu lugar com a reverência de quem se guarda.

Tudo isso só para explicar como nasceu esse blog...

Em 10 de janeiro de 2007, fazendo a pseudo-limpeza de agendas passadas,consegui eliminar uma :2003. Um ano difícil que eu gostaria de apagar.Simbolicamente o fiz, porque me desfiz dela,mas o que eu queria mesmo que ficasse era uma crônica nascida em um sinaleiro em Campinas,no meu trajeto para Souzas, a caminho da escola.

Era uma iluminada manhã de abril , vi-me diante de um gigantesco outdoor que apregoava as delícias do chocolate. Em alguns segundos minha memória voou para muito tempo atrás , recuperou algo precioso , bem ali no meio da avenida. E escrevi sobre isso tão logo foi possível. Incentivada pela minha filha, pelo desafio cheguei até aqui.Joguei fora a tal agenda, não sem antes sentir uma pontinha de remorso,e iniciei esse blog com um post salvo da agenda : Empadinhas quentes na madrugada.

Um blog precisa de nome, identidade. Algo que retrate quem vive nele. Assim, Desassossego... Por quê?
Em princípio, porque O Livro do Desassossego,Fernando Pessoa, desde que o descobri, vive à minha cabeceira. Isso mesmo. Vive. Tem vida tal a influência que produz em mim.Conversa comigo.Conversamos, aliás.

O motivo dois vem da minha ansiedade à espera de alguma coisa que não sei o que é.Acho que esperei a vida inteira e não posso procurá-la porque não tenho a menor ideia do que seja. A inquietude, no entanto, é recorrente.Está grudada em mim como pele.

Imaginei que a partir do blog descartaria qualquer confidência aos papéis e só recorreria ao computador. Ledo engano! Não consigo sobreviver sem papel....(rs)Outra mania...
Foi então que conclui que é imensamente prazeroso postar aqui, porém, definitivamente,não substitui a agenda.Ainda.

Às vezes, venho para falar sobre alguma coisa que me diz respeito, como agora, mas é muito raro. As agendas continuam repletas ( não consigo me desfazer delas ...uma questão para terapia , acho), as estantes idem e o blog se multiplica em posts.

Foram anos perfeitos onde conheci pessoas especiais, recuperei outras de quem me perdera, mas, sobretudo , porque vivo aqui com autores e livros que constroem dia-a-dia o alguém que sou. Encontros de mim comigo.Cada vez que posto um texto, sinto o inefável prazer de saber que ele pode ser partilhado , ouvido, sentido por muitos.

Percebi o quanto a literatura me transformou e me transforma e como eu sou grata por, um dia, tê-la escolhido para complementar minha vida.Por isso vou continuar.
( replay de um post antigo)

Em que data exata iniciou o blogue?
10 de janeiro de 2007.

Nomeie cinco seguidores leais.
Vou escolher aqueles com mais afinidades que me abraçam com seus comentários e seu carinho, e que quando postam comentários" conversam" comigo muito além das palavras deixadas. Um algo mais nas entrelinhas...E quando não estão aqui,ao visitá-los, tenho a mesma sensação.

A Helga do http://planicies-da-memoria.blogspot.com é indiscutivelmente alguém que me fez descobrir talentos e sensibilidade incomuns.É uma preciosa amiga virtual, com certeza.
O João Carlos do http://cartasdetiro.wordpress.com/foi uma presença sólida e brilhante na trajetória do Desassossego.
A Gabriela do http://bigbagofdreams.blogspot.com/porque sonha , transforma em poesia os sonhos e vai à luta paara fazê-los reais.
A Cintia do http://maniadeler-cintia.blogspot.com/ porque me encanta ser ela uma leitora contumaz aos 12 anos, capaz de selecionar obras e textos e postá-los como se fosse " gente grande".
A Thaís do http://beijoanoite.blogspot.com porque exala poesia e está descobrindo que a realidade também pode ser poética.

Beijos a todos e muito obrigada por fazerem parte desse mundo paralelo onde todas as possibilidades estão abertas.Em especial sonhar...

18 comentários:

  1. Ah.....obrigada VOCÊ!!! até fiz um post de resposta, SÓ pra você: http://bigbagofdreams.blogspot.com/2010/07/desassossegada-sempre.html

    ResponderExcluir
  2. vc tem razão. o desassossego é que nos move!!!

    ResponderExcluir
  3. Acredita que o Livro do Desassossego também está na minha mesinha de cabeceira? Eu Sou vidrada em Fernando Pessoa,gosto de ensiná-lo aos alunos,declamá-lo,extasiar-me com a eufonia dos versos.Temos mais esta afinidade. Ah, também criei o meu blog em 2007.
    Só não ando a postar com frequência por motivos de saúde.

    ResponderExcluir
  4. Minha Querida Gizelda

    Em primeiro lugar, um agradecimento pela menção. Não me canso de escrever - e dizer - aqui e alhures, como é imensurável o privilégio de ter uma pessoa como você "por perto" - separado de você apenas pelos fios virtuais da net.

    Em segundo, tomando aqui emprestado seu pensamento, sinto que, de fato, "converso" com você "muito além das palavras deixadas. Um algo mais nas entrelinhas...". É exatamente isso.

    Tal se dá quando me deparo com seres iluminados (algumas poucas "Gizeldas"), que me auxiliam na caminhada, muita vez tão árdua...

    Gizelda Querida, muito obrigado! Por tudo! Mas principalmente pela tua existência, que torna o mundo, sem dúvida, mais doce e cheio de perfume.

    Um beijo pra você - e pra Helga, Gabriela, Cintia e Thaís, também afortundas como eu.

    ResponderExcluir
  5. Li com interesse crescente as suas respostas ao desafio. porquê? porque temos imensa coisas em comum...também guardo as agendas, porque elas são mini-diários...
    foi através delas que fiz as minhas histórias de vida, para completar os meus "relatórios de desempenho" da antiga avaliação de docentes;o meu currículo vitae e ajudei a salvar a vida ao meu filho, quando, por erro de diagnóstico, ele estava a ser tratado a uma gastro-enterite e tinha uma apendicite aguda que originou uma peritonite.
    ...
    também sou uma desassossegada e tenho o Livro do Desassossego do Bernardo Soares à minha cabeceira. aliás tenho vários exemplares deste livro.
    ...
    adoro ler livros, principalmente.
    ...
    Deixo um abraço e volto mais tarde para a ler .

    ResponderExcluir
  6. Realmente, Em@, temos muito em comum.Bernardo Soares é um desafio a qualquer hora e em qualquer situação.

    E agendas...é isso, são cúmplices da nossa vida.Descartá-las é doloroso.

    Mas,perfeito você estar aqui. Também estarei lá no Em@ e vamos conversar muitas vezes mais, tenho certeza.

    beijos. Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Gizelda,
    Gostei de ler o que escreveu.
    Vejo que já recebeu algumas visitas minhas conhecidas. Fico contente por isso, pois tiveram oportunidade de conhecer um pouco da sua forma de estar. Também irei visitar as pessoas que nomeou.
    Agora, um pedido de desculpas. É que há pouco reparei que, de vez em quando, a minha ortografia falha e escrevo "Giselda". Vou rectificar, espero que não leve a mal por isso.

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Vim conhecer o seu espaço e gostei muito do que li.
    Fui lendo os seus textos e dizeres e senti a calma e tranquilidade já referidas por AC.
    As suas palavras permitem diálogos interessantes e a troca de ideias que parecem não ter fim, do género "uma palavra puxa outra", mas com uma leveza e companhia extraordinárias!
    Fico muito contente pela oportunidade de poder continuar a ler o que escreve.

    Voltarei!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  9. Queridíssima Gi!

    Estivesse eu com uma carta em mãos, escrita por você, com essas palavras aqui do blog , beija-la-ia e ,contra o peito, coloca-la-ia ... enquanto pulasse feito criança com ela... eu a sorrir; ela, o ouro nos braços!
    Fiz isso tantas vezes! Eram presentes tão esperados...Eu via os selos, já adivinhava o perfume dos meus entes queridos... e já começava a tremer! Abri seu blog, fui lendo ... selo, desafio... e naufrago em sustos de tanta alma em cada letra. E a felicidade de menina volta ao reler seu texto e poder ouvir sua voz, tão espelho de sua alma no timbre, na leveza...
    Obrigada por todo o texto.... muito obrigada, pela citação, no final, eu nem imaginava... Suas palavras são os abraços que derrubam minhas lágrimas comovidas mais uma vez. São palavras de vento forte,sussurros surpreendentes ; alentos, são luzes brilhantes e essenciais da sabedoria e, veja só, vão clareando as águas turvas da minha pobre divagação..
    O João Carlos falou tudo, mas meu coração de menina com presente está a rodar e a rodar n'algum salão ... um desses que vc abre a porta e seus seguidores querem sair mais não...
    Você , minha amiga, abençoa-nos.

    ResponderExcluir
  10. Querida Gabi...

    São invejáveis seu otimismo,sua disponibilidade para sonhar, seu talento para escrever.Admiro-a por isso e muito mais...

    Aceite o desafio : coloque o selo no seu blog, responda as questões e nomeie blogs que tenham marcado você.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. João...

    na verdade não era para ser uma menção, e sim um desafio.Mas, entendi que você tem estado ausente do blog e então fica valendo a menção.Não poderia omitir o quão importante foi sua presença em minhas páginas.

    A reciproca é verdadeira. Em um dado momento a gente entrou em sintonia e nos tornamos amigos virtuais.Você me enriqueceu muito com suas postagens ( em seu blog) e com comentários ( no meu).

    Assim, agradeço-lhe profundamente por ser quem você é.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  12. AC...

    Você é incrível!
    Além de me brindar com sua gentileza, ainda trouxe pessoas especiais para cá.
    Espero correponder a esse carinho.

    muito obrigada, mesmo!

    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Oi, JB...
    Também estive em seu cantinho e voltarei , sem dúvida.
    Espero que possamos conversar bastante porque partilhar poesia, sonhos, desenganos torna a vida muito mais leve e mais bonita.
    beijo

    ResponderExcluir
  14. Querida Thaís...

    Você acaba de comprovar tudo o que eu disse no post: exala poesia pelos poros, todos.
    E, sem dúvida, ver e viver o mundo de forma poética é , senão o ideal, algo muito belo.

    Espero que aceite o desafio,leve o selo,e responda às questões.

    Beijo, minha querida.E obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir
  15. Olá Gizelda!
    Vim retribuir a visita a adorei o seu cantinho!!
    Já virei fã e seguidora, viu?

    Beijos

    Lia
    Blog Reticências...

    ResponderExcluir
  16. Querida Gizelda, muito obrigada por este miminho. É com muito orgulho e carinho que o levo comigo. Dou-lhe também os parabéns pelo mesmo e pelas respostas fantásticas... você é realmente alguém muito especial.

    Beijinho grande :)

    ResponderExcluir
  17. Oi, Lianara...

    Que bom que você está aqui. Confesso que cheguei ao seu blog pelo título. Reticências é sugestivo, enseja mil possibilidades.

    Estou voltando lá. Gostei bastante e vou ficar.

    Beijo

    ResponderExcluir
  18. Querida Helga...

    Você ilumina o Desassossego.

    Beijos.

    ResponderExcluir