segunda-feira, 8 de outubro de 2012

A paixão, como certas tempestades, acontece.



VARIAÇÕES EM TORNO DA PAIXÃO

Paixão é a alucinação amorosa. E os apaixonados são de duas espécies: os generosos, que se dão inteiramente, se  jogando  estabanadamente  nas  mãos  do outro,  e  os  possessivos,  que querem que o outro se incorpore a eles convertidos em sombra viva. Mas talvez haja um terceiro tipo: o dos que não se apaixonam, mas despertam paixões. Na impossibilidade ou no medo de se apaixonar, posto que paixão é abismo, alimentam-se da paixão alheia, ou melhor, incentivam a paixão em torno para preencher algo em si.
Paixão, por isto é arma de dois ou três gumes. E corta. E sangra. Se não sangrou, se não teve insônia, se não desesperou, se não ficou com a alma dependurada num fio de telefone, se não ficou exposto na úmida espera, paixão não era.
Talvez fosse desejo, que o desejo é diferente. No desejo a gente quer o outro para possuí-lo apenas passageiramente. É como se fosse um apetite despertado por um fruto ou alguma comida saborosa que saliva nossos sentidos. É como se fosse possuir um objeto na vitrina. É um desejo de posse natural, estético, erótico, mas sendo mais desejo que qualquer outra coisa, isto vai passar.E passa.
Na paixão, não. Na paixão, a gente quer se fundir com o outro.  Para sempre.  De corpo e alma.  Perde totalmente o centro de gravidade.  Transfere a moradia de seu ser para a casa do ser alheio.  É como se vestisse a pele do outro.  E se o outro disser assim: “Vai ali buscar aquela estrela ou mesmo a Lua” (como naquele lindo conto de Murilo Rubião chamado Bárbara), se o outro disser isto, a gente vai airosamente buscar o que ele quer.
E se o outro disser: “Não estou gostando de seu nariz”, a gente opera, corta, joga fora, não só o nariz, mas qualquer outra coisa, porque, nesse caso, qualquer palavra ou sugestão é ordem.
A paixão é boa?A paixão é ruim?
Ninguém sabe. Ela acontece. Como certas tempestades, ela acontece. Assim como depois dos vendavais os elementos da natureza já não são os mesmos, ninguém será o que era depois do desvario da paixão. Vidas renascem com paixões. Outras viram cinzas por causa dela. E há pessoas que são como aquela ave mítica — a Fênix, vivem renascendo das cinzas da paixão.
Marx, portanto, errou completamente.  Não é a luta de classes que move a história,  é a paixão.  Paixão é a revolução a dois.  Ela desafia o sistema.  Diante  dela   a  comunidade   fica abalada.  A paixão é anti-social   e   egoísta,   no   que   é   diferente   do   amor  maduro,   longo   e duradouro,  que  fecunda a vida dos amantes e reforça os laços da comunidade. Com Romeu e Julieta, por exemplo, fez-se a revolução a dois. Foi assim com Tristão e Isolda, com Genevieve e Lancelot.                   Não é de hoje.
Affonso Romano de Sant’ana
Ninguém deveria morrer sem ter vivido uma paixão. A dor, quando ela acaba, é infinitamente menor do a sensação alucinada de tê-la vivido." ,,,é fogo que arde sem se ver".

Nenhum comentário:

Postar um comentário