sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Vivo de luz.



Se vale a pena viver a vida esplêndida - esta fantasmagoria de cores, de grotesco, esta mescla de estrelas e de sonho? .
Só a luz! só a luz vale a vida!
 A luz interior ou a luz exterior.
 Doente ou com saúde, triste ou alegre, procuro a luz com avidez.

A luz é para mim a felicidade. Vivo de luz. Impregno-me, olho-a com êxtase. Valho o que ela vale. Sinto-me caído quando o dia amanhece baço e turvo. Sonho com ela e de manhã é a luz o meu primeiro pensamento. Qualquer fio me prende, qualquer reflexo me encanta. E agora mais doente, mais perto do túmulo, busco-a com ânsia. 

Raul Brandão, in ' Se Tivesse de Recomeçar a Vida '





Se eu tivesse que recomeçar a vida ...seria mais pássaro e menos pedra.

6 comentários:

  1. Como é lindo este texto, Gizelda. A luz ilumina a vida e por vezes perdemos tanto tempo no nevoeiro que invade as nossas vidas, neste mundo injusto que nos arrasta e consome. Este teu post, amiga, trouxe luz, obrigado.

    Beijinhos doces, Ava

    ResponderExcluir
  2. O texto que escrevi para os meus alunos, no 1º dia de aulas. Veja como a minha palavra favorita é LUZ.

    A minha palavra favorita são muitas. Mas há uma que me fascina. Quando chega o verão, a luz estende-se pelos cantos todos, sobe pelos montes, debruça-se sobre os rios, entorna-se pelos corpos molhados de mar e salitre, doura o areal e as quilhas dos barcos que reluzem ao longe, num devaneio líquido luminoso.
    A luz traz-me também memórias do passado, algumas que recordo sem que delas me lembre: o primeiro grito atirado para o mundo num domingo soalheiro; o colo reluzente da minha mãe, a sua voz de brilho branco, mesmo nos dias de chuva. Ainda hoje me acena do outro lado onde tudo arde de saudade, num sorriso quente de primavera eterna.
    A luz traz-me a voz do meu pai com A Bela Adormecida, eu minúscula entre os lençóis, ouvindo como quem reza. Vinham depois Os Sete Anões e outras histórias em que a princesa era eu no pomar dos seus beijos.
    Outro incêndio de alma, outro alvoroço é a sala de aula, com meninos e jovens a jorrar sonhos auríficos, como os que eu tive na idade deles e que revejo nos seus olhos e seus gestos. Ah, este vulcão de ser professora de tanta ave verde!
    Hoje começa mais um ano de aventura letiva. Promessa de ser larva, espero! Não daquela que destrói, mas a que faz vibrar de entusiasmo. Tudo em mim canta , por este milagre de amar, como quando comecei a dar aulas há trinta e oito anos atrás.
    Agora, contem as palavras de que mais gosto. Agrupem um molhinho delas e verão que têm algo em comum. Faça-se luz nas vossas cabeças sobre a minha palavra preferida que, como disse, são muitas! Mas, por favor, não deem a ler esta prosa aos vossos amigos, nem aos professores e, muito menos, aos vossos pais. É que a vossa professora deu um pontapé na gramática. Tentem descobri-lo. Quanto aos outros erros erros, esses são culpa do (des)acordo ortográfico, logo estou perdoada. Já agora, convido-vos a sublinhar essas palavras estranhas.
    Que seja refulgente este ano, meus queridos alunos do coração e devoção, pequenos astros onde a luz é brasido a crescer. Que bom!
    IBel

    ResponderExcluir
  3. Como tanta coisa boa que há nesta vida, também a luz é sempre mais valorizada quando a vemos a sumir.

    Beijinhos para você!

    ResponderExcluir
  4. Se eu tivesse que recomeçar a vida ...seria mais pássaro e menos pedra.

    Dizer algo mais é absolutamente desnecessário.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  5. Um excelente excerto.
    O quanto um dia eu gostava de colocar isso em prática também!

    Bjs

    http://rabiscosincertossaltoemceuaberto.blogspot.com/

    ResponderExcluir