segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

De dentro para fora...



Amadurecer foi retirar os rostos e as peles e começar a ver no espelho o verdadeiro eu - onde se lê uma severa contabilidade dos gastos e lucros, saldos nem sempre tranquilizadores. Quanto de amargura, quanto de bom humor sobrou, quanta capacidade de se renovar?

Entender que não precisamos ser onipotentes é uma das maiores libertações. Ninguém, homem ou mulher, pai ou mãe, pode ser totalmente responsabilizado pela sorte de ninguém, por seus erros e acertos, por sua solidão ou felicidade - a não ser na medida justa, em que se é responsável por quem se ama, dentro dos limites da capacidade de cada um.
Na maturidade percebe-se que não importa tanto o que fizeram conosco, mas o que fizemos com o que eventualmente nos aconteceu. É uma indagação dramática, que na juventude parece algo a resolver num futuro muito remoto. Mas "de repente, tinham-se passado vinte anos". E nós, e nós? Precisamos descobrir que amadurecer não significa desistir nem estagnar.

O Rio do Meio  / Lya Luft
 
Não sei se é coincidência ou se estou tão aberta ao meu habitual desassossego , que algumas obras e textos esparsos " cairam" em minhas mãos , quase todos sobre o mesmo tema. No sábado, entrei na Saraiva e logo que toquei a obra "Solstício de Inverno "de Rosamunde Pilcher , apaixonei-me pela capa e pelo título. Ao ler a sinopse, descobri que não sairia dali sem aquelas exatas 644 páginas. Devorei-as em pouco mais de 18 horas e , por haver me mudado para o texto, foi difícil desvencilhar-me dele.Aliás, eu não queria fazê-lo. Eu poderia ter entrado em qualquer capítulo, a qualquer momento e tudo seria natural, porque este é o livro onde o improvável acontece e contagia.As personagens são comuns , como qualquer um de nós. Perfeito.
 
Acho que foi o melhor momento das minhas férias(?): "viajar para dentro é, sem dúvida,  a minha praia".
 
Em Solstício de Inverno, Rosamunde Pilcher conta a história de Elfrida Phipps, que deixa Londres para construir uma nova vida em Dibton, pequena cidade em Hampshire, onde desfruta da companhia do cão Horácio e da amizade dos Blundell. Porém, uma tragédia imprevista muda a sua rotina e abala radicalmente a sua vida. Elfrida é obrigada a partir para a Escócia, e o destino, pregando-lhe uma peça, acaba por reunir à sua volta pessoas mergulhadas na solidão, na saudade, no abandono e na perda. Num casarão em ruínas, no norte da Escócia, elas irão se reunir e, ao mesmo tempo, encontrar-se a si mesmas no dia mais curto do ano , no solstício de inverno.Rosamunde Pilcher combina eloqüência e compaixão para criar personagens que revelam a forma como verdadeiramente vivemos e amamos. Repleta de tragédia e renovação, Solstício de Inverno possui uma narrativa cativante ,repleta de emoção.

8 comentários:

  1. Oi, Gizelda!
    Eu estava pensando justamente sobre isso no fim de semana: maturidade!!!
    Parece que passando pelos 30, tudo ficou menos urgente...
    Antes, era uma agonia e ansiedade para "ticar" os problemas e livrar-me deles... e agora tá tudo tão sereno, quase como se fosse melhor aproveitar o momento pra aprender do que sair resolvendo pra se livrar!!!
    E os gostos? E a aceitação de que cada um é único e individual?
    Enfim, uma benção... rss
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Gizelda,
    Fico extremamente satisfeito por ver que as suas postagens são cada vez mais frequentes. Para além do seu óbvio gosto em fazê-lo, todos nós, os seus leitores, ficamos mais enriquecidos.
    Hoje não comento o post. Basta-me a satisfação da minha constatação.

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  3. Gizelda, vou comprar o livro.
    Sabe, amiga, a gente tem tanta coisa linda agachada dentro da alma, a gente soltou os pássaros para tantos jovens, a gente sonhou a utopia do mundo do homem e acabamos todos na mesma solidão, numa casa com janelas para o mundo onde desabafamos o nosso tremendo isolamento e as mágoas do que sabemos ser a crueldade humana. E nem um cão posso ter no condomínio onde habito.

    ResponderExcluir
  4. Querida Vanessa...

    Sem dúvida, ao passar dos trinta , você deixa a adolescência para se transformar em um amulher. Daí a segurança,a ansiedade minimizada, a paciência para esperar...Claro que idade nenhuma nos dá imunidade, mas ajuda um pouquinho, sim.

    Acho que ainda falta muito para vc chegar à maturidade que o texto evoca, mas se você já está se sentindo assim,sua vida será mais leve (sem Prozac...rs).

    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. E, mesmo sem seu comentário, a minha satisfação pela sua presença aqui.

    Beijo, AC. Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Ibel...

    As janelas para o mundo estão cheias de paisagens e vazias de pessoas,é isso que dói.

    Esse seu comentário está tão belo que eu deveriA postá-lo para que todos o pudessem ler.
    Além da preciosidades no " Frutos...", você as cria nos blogs por onde passa.Lindo.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Gizelda,

    Amadurecemos a cada janela que se abre, o que não é suficiente se as nossas janelas se abrirem para o vazio, se os olhos não alcançarem o que nos parece distante...

    Certo é que fiquei com o apetite aguçado para a obra! Os seus posts deixam-nos assim: questionamos o presente, recorrendo ao passado e desejamos o que poderá vir :)

    Beijinhos

    P.S. Por acaso nasci no solstício de inverno... :)

    ResponderExcluir
  8. Muito lindo nascer tão próximo do Natal, JB! Não vou me esquecer disso para esse final de ano.

    Nosso Solstício de Inverno é dia 24 de Junho,mas aqui onde eu moro o inverno é só uma brisa mais fresca.Sinto pena, pois eu amo o inverno!

    Você tem razão, não é janela que nos permite amadurecer, mas como olhamos através dela.

    Quanto ao livro - ou a livros em geral- acho que há uma pré-disposição.Às vezes, estamos tão abertos a um acontecimento que ele surge do nada.E pode ser amor à primeira vista....rs...e depois , à segunda.

    beijos, querida.Obrigada

    ResponderExcluir