quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Seja um professor! Simples assim...


Seja um professor!

Assim mesmo, no imperativo, como se alguém pudesse ordenar (?) a outro a “ tarefa” de ser professor!( não encontrei um verbo adequado para explicar isso).
Explico-me: casualmente, ao garimpar textos para uma aula de redação, deparei-me com esse título no Google e surpresa fiquei ao perceber que era um site do MEC, oficial.
http://sejaumprofessor.mec.gov.br/internas.php?area=como&id=perfil

Até aí, nada demais. Passou pela minha cabeça deixar de vasculhar os tópicos propostos para pesquisa , mas atraída por eles, perfil, incentivo, carreira e outros, deparei-me com requisitos , que transcrevo aqui, "ipsis literis" :

Podem lecionar nos Ensinos Fundamental e Médio das escolas de Educação Básica, os graduados em licenciaturas e Pedagogia. Na Educação Infantil (creches e pré-escolas) e nos quatro primeiros anos do Ensino Fundamental, admitem-se professores com formação mínima de nível médio, na modalidade normal. Porém, o projeto de lei 5.395/09, que tramita no Congresso Nacional, prevê que apenas a Educação Infantil admita professores com formação mínima de nível médio, na modalidade normal.

Para ingressar como professor de qualquer instituto federal, basta apenas a graduação. Entretanto, o plano de carreira prevê uma retribuição por titulação, que aumenta o salário caso o professor tenha mestrado, doutorado ou mesmo especialização.

Os docentes das universidades federais precisam ter ao menos grau de mestre, para concorrerem aos cargos dos concursos, pois atuam especificamente no Ensino Superior. As carreiras das instituições federais também prevêem aumento de salário caso o professor aumente sua titulação.

( os grifos são nossos)
Só isso? São esses os requisitos para ser um professor?Titulação e carreira para aumentar salário?Confesso, fiquei e estou atônita:

Indiscutível que a docência necessita de graduação, competência, habilidades ,como para muitos outros trabalhos, aliás. Mas, professor não pode ser apenas um “ dador” de aulas. 
É preciso doar-se todos os dias, porque para transitar entre seres humanos( não só alunos) em formação é preciso sensibilidade , empenho, abrir-se aos estudos todos os dias, aprender muito mais do que ensinar...É necessário amor, ainda que se considere o baixo salário, a carreira , como, de novo, em qualquer profissão...

Simples assim. Seja um professor! Mostre seus diplomas, seus créditos e transforme-se em um.Será que é isso mesmo? Ou estou absoleta? Creio que não. Convivo com alguns professores excelentes e frustrados por n motivos.
Talvez um dos mais sérios problemas pelos quais passa a Educação no Brasil seja o descaso com que professores são tratados.É surpreendente constatar que os alunos, ao buscarem uma profissão, fogem do magistério porque o consideram “menor” na escala social / profissional.Não percebem que , seja em que profissões escolherem,ou o sucesso/ dinheiro que possuírem, 20 anos depois serão parte de uma família, à procura de uma boa escola para seus filhos. Quem a faz? Não são prédios,paredes,jardins...Não são os apetrechos tecnológicos. Estes só terão funcionalidade se um bom professor estiver por trás deles, complementando-os.

Assim, devo confessar que sou uma advogada que deixou de sê-lo, porque preferiu ser professora – há exatos 45 anos. Em torno de mim,amealhei pessoas( alunos, por um tempo...) e histórias suficientes para preencher livros. Algumas encantadoras, outras comoventes e ainda as muito tristes, mas todas reconhecidas como parte do que já vivi , intangíveis.

Não raro, quando me sinto sozinha ,rememoro alguns fatos ,e sinto-me povoada de pessoinhas adoráveis que passaram por mim, cresceram, sonham, produzem, dedicam-se à inefável aventura de viver e construir a si próprios e o mundo.Então acho que minha vida valeu a pena.

Resumindo : não quero ser nada além do que fui e do que sou, uma professora- ainda!- e apesar de...cujos requisitos vão muito além dos solicitados pelo MEC, graças a Deus!



15 de Outubro : Dia do professor  .

2 comentários:

  1. Maravilhosos professores, merecem nosso respeito e admiração!

    www.maneirasimples.wordpress.com (visite e divulgue meu blog se gostar!)

    Um abraço,

    Eduardo

    ResponderExcluir
  2. vou partilhar no FB.
    Beijo , querida colega,

    ResponderExcluir