terça-feira, 19 de junho de 2012

O inferno é o julgamento.



"O inferno dos vivos não é algo que será; se existe, é aquele que já está aqui, o inferno no qual vivemos todos os dias, que formamos estando juntos. Existem duas maneiras de não sofrer. A primeira é fácil para a maioria das pessoas: aceitar o inferno e tornar-se parte deste até o ponto de deixar de percebê-lo. A segunda é arriscada e exige atenção e aprendizagem contínuas: tentar saber reconhecer quem e o que, no meio do inferno, não é inferno, e preservá-lo, e abrir espaço.

in As cidades invisíveis -Ítalo Calvino

"O inferno são os outros"  -Sartre


Por que é que nos preocupamos tanto com a opinião das pessoas a nosso respeito? Por que é que damos tanto atenção a seus pensamentos e suposições? Inferno é não ser feliz consigo mesmo e querer mudar porque as outras pessoas podem não gostar de você como é; inferno é você achar que está fazendo a coisa errada, só porque está agindo diferente dos outros, inferno é quando alguém que não é você mesmo, controla a sua vida e as suas escolhas. Quando dependemos do julgamento e das ações dos outros, quando deixamos que eles façam nossas escolhas por nós, abrimos mão de nossa liberdade e nos tornamos nossos próprios carrascos, criamos nosso inferno particular, queimamos no fogo alimentado por nossos medos, pela nossa falta de autonomia. O inferno é o julgamento.Mais...é a aceitação em ser julgado.

( diariosdafilosofia)

4 comentários:

  1. Belíssimo!

    Retenho:

    "Quando dependemos do julgamento e das ações dos outros, quando deixamos que eles façam nossas escolhas por nós, abrimos mão de nossa liberdade e nos tornamos nossos próprios carrascos..."

    Concordo plenamente.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Gizelda, Italo Calvino nos remete às grandes e mais inusitadas reflexões. Gosto muito. Abraços e meu carinho, sempre...

    ResponderExcluir
  3. Gostei da tua postagem. AINDA QUE O NÃO CONFESSEMOS, TODOS LIGAMOS UM POUCO Á OPINIÃO DOS OUTROS, AOS SEUS JULGAMENTOS.
    (Só agora percebi que estava com letra grande, desculpa) Mas uma coisa é certa: com a idade, tornamo-nos mais compreensivos, pacientes e quase imunes ao que os outros pensam. Pelo menos comigo está acontecer isso. Ligo mais às coisas positivas e ao amor que me dão.
    Mil beijos.
    Graça

    ResponderExcluir
  4. Olá Gizelda,
    esta filosofia de nos levarmos pelo que os outros possam pensar de nós, pelo que os outros nos induzem a fazer, ou até pelo que os outros nos obriguem a seguir, é seguramente um verdadeiro monstro de labaredas que nos destroiem enquanto vivos. Temos que ganhar a coragem de pensarmos, fazermos juízos de valor e tomarmos também as nossas próprias decisões. Difícil e até impossível, muitas vezes. O inferno existe mesmo, porque "O Inferno são os Outros", como disse Jean Paul Sartre.
    Beijinhos

    ResponderExcluir