sexta-feira, 18 de junho de 2010
Adeus, Saramago.
Hoje eu não estou aqui para colocar um post de qualquer de suas obras.Estou aqui para lamentar sua partida,mas sobretudo para agradecê-lo.
Lamentar a perda do grande escritor que,nesse tempo tão decadente, sem dúvida,fará muita falta.
E agradecer pelo muito que aprendi em suas obras.Você era, e continuará sendo, um desafio para quem ousa, para quem tem coragem de se aventurar pela linguagem e pela vida.Para mim sempre foi assim.
Felizmente, você vai, mas fica em todas as palavras, textos,ousadias que deixou.
Fiquei, inegavelmente , mais rica depois que conheci você.Hoje,estou mais pobre, o mundo da Língua Portuguesa está mais pobre do que eu.
Obrigada, José Saramago.Esteja em paz!
Seguem abaixo trechos dos dois últimos posts de Saramago em seu blog: Cadernos de Saramago. O primeiro postado ontem,18/06.
“Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de reflexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, nao vamos a parte nenhuma”.
“Acho que todos nós devemos repensar o que andamos aqui a fazer. Bom é que nos divirtamos, que vamos à praia, à festa, ao futebol, esta vida são dois dias, quem vier atrás que feche a porta – mas se não nos decidirmos a olhar o mundo gravemente, com olhos severos e avaliadores, o mais certo é termos apenas um dia para viver, o mais certo é deixarmos a porta aberta para um vazio infinito de morte, escuridão e malogro”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Completamente de acordo.
ResponderExcluirTemos que agradecer a Saramago.
Gostei de aqui chegar e de ver o seu blogue. Fico por cá para voltar.
Abraço
Obrigada,Carlos...
ResponderExcluirFoi só uma pequena despedida para alguém não se vai de mim.
E que bom que vc ficou. Também vou estar lá com você.
Um abraço.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQue bom que suas palavras ainda traduzem minh'alma.Enquanto leio, lamentam minhas lágrimas um olhar que unicamente viveu.
ResponderExcluirMeireles afirmou que o mundo ficou mais cego, e certamente posso acrescentar que ficou mais desalmado...
beijo...
Querida Thaís...
ResponderExcluirPolêmicas à parte, o que admiro nele é a ousadia, a coragem.Ninguém discute fé...quanto à religião todos podem
discutir. Há, no entanto, os que se arriscam e são premiados.Ele se enquadra aqui.
Saramago faz parte da minha vida cultural e gosto muito disso.
Beijos. Obrigada.
Gizelda, sem dúvida uma grande perda. Um humilde sábio que nunca teve pretensão de chegar a lado nenhum, chegando contudo a todo o lado.
ResponderExcluirNão sendo conhecedora na integra da sua obra, admiro e homenageio o seu carácter e a sua ousadia. A ousadia de dizer o que a maioria apenas pensa e não diz.
Foi a sua coragem que o tornou incómodo e foi por ela que pagou na hora da sua morte.
Que descanse em paz! Até sempre...
Helga...
ResponderExcluirSeu comentário está perfeito. Eu deveria postá-lo ali à frente, pois vc disse muito em poucas palavras.
Beijos e obrigada.