sábado, 13 de março de 2010
Todo verdadeiro sentimento é na verdade intraduzível.
Todo verdadeiro sentimento é na verdade intraduzível. Expressá-lo é traí-lo. Mas traduzi-lo é dissimulá-lo. A expressão verdadeira oculta aquilo que manifesta. Opõe o espírito ao vazio real da natureza criando, por reação, uma espécie de plenitude no pensamento. Ou, se preferirem, em relação à manifestação-ilusão da natureza ela cria um vazio no pensamento. Todo sentimento poderoso provoca em nós a idéia do vazio. E a linguagem clara que impede esse vazio impede também que a poesia apareça no pensamento. É por isso que uma imagem, uma alegoria, uma figura que mascare o que gostaria de revelar tem mais significado para o espírito do que as clarezas proporcionadas pelas análises das palavras.
Assim, a verdadeira beleza nunca nos atinge diretamente. E é assim que um pôr-do-sol é belo por tudo aquilo que nos faz perder.
Antonin Artaud - O teatro e seu duplo,p.94.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Que belo texto Gizelda. Realmente há coisas que não se conseguem traduzir, e se o conseguimos fazer é porque não percebemos o seu significado.
ResponderExcluirbeijinhos :)
Gostei do Blog, to seguindo*-*, seque?
ResponderExcluirOi,Tatiane...
ResponderExcluirseja bem-vinda. Que bom tê-la aqui.
Boa noite, Helga...
ResponderExcluirAcho que há textos que a gente pensa, mas , por algum motivo, não escreve.Por que será?
Gizelda, mais estranho do que os textos que pensamos e não escrevemos, são as palavras que pensamos e não dizemos. Obedecer e escutar o coração em ambos os casos, seria o ideal, mas a vida é feita de imperfeições, certo?
ResponderExcluirBeijinhos :)
E a sensação de vazio ? que faço com isso tudo que dr chama surpresa? Saudade, minha amiga. Teu blog me dilacera!
ResponderExcluirbeijos!