quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

O Desassossego em 6 anos.



Há seis anos , nascia o Desassossego, blog, porque o desassossego em mim sempre foi marca registrada. Sem nenhuma pretensão, surgiu para salvar uma crônica escrita em um momento de inspiração.


Há pessoas que guardam coisas pela vida afora, prendendo-as a fatos, família, amigos, amores , saudades.Isso é um vício? Um hábito? Uma mania? Não sei...mas eu , estranhamente, guardo minhas agendas usadas.

Bizarro, mas fácil de explicar. Elas, as agendas, são muito mais que repositórios de meus compromissos; são fieis e caladas cúmplices do que me acontece durante os anos que transcorrem.Nelas vão sendo colocados desejos, sonhos, frustrações, sucessos,às vezes algo que só eu sinto e sei, que vivo na hora, registro,e que depois se esvai de mim,da vida, mas permanece.

Todos os anos prometo que vou me desfazer daquelas dezenas empilhadas,no entanto, quando abro uma, em página qualquer, e a leio, sinto incômodo, como se ao descartá-la apagasse algo importante . É como truncar minha história e extirpar dela o que vivi. Reponho-a em seu lugar com a reverência de quem se guarda.

Tudo isso só para explicar como nasceu esse blog...

Em 10 de janeiro de 2007, fazendo a pseudo-limpeza de agendas passadas,consegui eliminar uma :2003. Um ano difícil que eu gostaria de apagar.Simbolicamente o fiz, porque me desfiz dela,mas o que eu queria mesmo que ficasse era uma crônica nascida em um sinaleiro em Campinas,no meu trajeto para Souzas, a caminho da escola.

Era uma iluminada manhã de abril , vi-me diante de um gigantesco outdoor que apregoava as delícias do chocolate. Em alguns segundos minha memória voou para muito tempo atrás , recuperou algo precioso , bem ali no meio da avenida. E escrevi sobre isso tão logo foi possível. Incentivada pela minha filha, pelo desafio cheguei até aqui.Joguei fora a tal agenda, não sem antes sentir uma pontinha de remorso,e iniciei esse blog com uma crônica salva  : Empadinhas quentes na madrugada.

Um blog precisa de nome, identidade. Algo que retrate quem vive nele. Assim, Desassossego... Por quê?
Em princípio, porque O Livro do Desassossego,Fernando Pessoa, desde que o descobri, vive à minha cabeceira. Isso mesmo. Vive. Tem vida tal a influência que produz em mim.Conversa comigo.Conversamos, aliás.

O motivo dois vem da minha ansiedade à espera de alguma coisa que não sei o que é.Acho que esperei a vida inteira e não posso procurá-la porque não tenho a menor ideia do que seja. A inquietude, no entanto, é recorrente.Está grudada em mim como pele.

Imaginei que a partir do blog descartaria qualquer confidência aos papéis e só recorreria ao computador. Ledo engano! Não consigo sobreviver sem papel....(rs)Outra mania...
Foi então que conclui que é imensamente prazeroso postar aqui, porém, definitivamente,não substitui a agenda.Ainda.

Às vezes, venho para falar sobre alguma coisa que me diz respeito, como agora, mas é muito raro. As agendas continuam repletas ( não consigo me desfazer delas ...uma questão para terapia , acho), as estantes idem e o blog se multiplica em posts.

Foram anos perfeitos onde conheci pessoas especiais, recuperei outras de quem me perdera, mas, sobretudo , porque vivo aqui com autores e livros que constroem dia-a-dia o alguém que sou. Encontros de mim comigo.Cada vez que posto um texto, sinto o inefável prazer de saber que ele pode ser partilhado , ouvido, sentido por muitos.

Percebi o quanto a literatura me transformou e me transforma e como eu sou grata por, um dia, tê-la escolhido para complementar minha vida.


154.678 visitas estiveram por aqui e quero acreditar que muitas delas encontraram, quando precisaram, palavras que espelhavam o que sentiam e não conseguiam exprimir.Sempre há um autor , uma obra adequados ao desassossego de cada um.

2012 foi um ano tenso, pesado , que minou minha energia e me desencantou.Estou sem brilho nos olhos..."Em que espelho ficou perdida minha face ?" ( Cecília Meirelles),Preciso renascer, mas já descobri que isso só se fará aos poucos.

Porém, meu 2013 será aquilo que eu fizer dele. Deus me dê fôlego e ousadia para fazê-lo diferente, brilhante  e melhor.E que o blog consiga transmitir isso.


Obrigada a todos que vieram e deixaram seus comentários, aos que passaram e se foram sem se identificar, àqueles cujos blogs visito por absoluta identidade de pensamento e de  alma e que rezam na mesma cartilha : palavras são poderosas, reverberam e nos devolvem magia e encantamento, mesmo quando estamos magoados.

Enquanto o desassossego me acompanhar, o DESASSOSSEGO ainda  permanecerá por aqui...







Um comentário:

  1. E continue usando sua inspiração para inspirar os dias que passam nas agendas de quem possuem a oportunidade de compartilhar algo tão seu e especial!

    ResponderExcluir