sábado, 17 de novembro de 2012

O que faz o sucesso da saga Crepúsculo?



O que faz uma professora de literatura que  lê, relê e propaga incontáveis vezes , durante – quase- 48 anos, Fernando Pessoa, Saramago, Machado de Assis, Drummond, Clarice Lispector, Borges, Lobo Antunes, Kafka e mais dezenas  de clássicos, estar, hoje, imersa  na saga “Crepúsculo”?!
Em princípio, o mesmo que me levou a Harry Potter, Senhor do  Anéis ...a curiosidade em saber por que era tão difícil convencer um adolescente a ler, enquanto essa obras disparavam como sucessos editoriais e cinematográficos. Linguagem ágil, fantasia, um mundo paralelo, no qual tudo era possível e que falava a  linguagem jovem que um adulto faz muito esforço para compreender.

Com  “ Crepúsculo”, a história começou com minha neta – Cíntia, aos 11 anos – absolutamente fascinada  pelo personagem  e  pelo inusitado da trama Ela conseguia ler em dois, três dias, um calhamaço de páginas , com a maior sofreguidão. E queria mais.

 Mergulhei  nos cinco exemplares do texto , e senti que não era de todo mal, mas alguma coisa não se encaixava. Assisti aos filmes mais de uma vez e – confesso- achava tudo um pouco absurdo, mas os contos de fada também o são.

Ontem ,depois de assistir a “Amanhecer, o final”, enquanto a Cíntia chorava copiosamente pela segunda vez, porque já havia chorado na estreia, finalmente entendi. Uma família de vampiros  que se mantém unida para defender-se, que se ama, que protege o mais fraco. Um vampiro jovem que ama e RESPEITA a mulher  amada, a protege e luta por ela. A amizade para lá de improvável – e leal- com um ser de outra espécie e- de novo – o respeito.

Acredito que as adolescentes pensem que gritam e choram pelo mocinho-vampiro  rico, bonito ,apaixonado, cavalheiro, protetor...sem dúvida, é por isso mesmo, mas tem mais...é por umA questão de valores. Em uma sociedade, no qual estes  estão esquecidos ,vilipendiados e desprezados, Stephenie Meyer conseguiu passar- sutil  subliminarmente a mensagem de respeito seja em que linguagem for.

O que faz Edward  querer Bella, uma garota insossa ( ou seria recatada, em uma época de “periguetes”?). O que faz Bella querer um vampiro branquelo que brilha? ( uma “fadinha “segundo os meninos enciumados com o sucesso do Edward).AMOR E RESPEITO DE AMBOS, UM PELO OUTRO. Simples assim.
 
Penso que a saga cumpriu seu papel para os jovens e  para os adultos que se dispuserem a enxergar. O mundo real  está distorcido. Vanguarda , futurismo, contemporaneidade não têm  que sepultar valores morais. Estes vivem apesar de.
 
Estou feliz por ter descoberto isso. A Cíntia vai guardar os livros na estante e a história no coração.
 
(...mas continuo desejando, do fundo do meu coração, que todos leiam , TAMBÉM, Fernando Pessoa, Saramago, Guimarães Rosa, Garcia Marquez,etc, etc, etc....)

Um comentário:

  1. Muito bom o texto.
    Eu também acho que é por esse motivo que Crepúsculo faz tanto sucesso.

    ResponderExcluir