quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Melancolias...e um sapato de verniz.



Dizem que ser velho ou jovem é apenas estado de espírito. Será?

Um olhar de relance a uma vitrine, na manhã chuvosa de segunda-feira passada,fez-me questionar essa afirmação.

Em uma prateleira de loja, fartamente iluminada, ali estava "ele", um delicioso sapato de verniz preto, de saltos altíssimos, exercendo seu poder de sedução.Semelhante a outros que usei , há muito tempo, com a leveza de quem é jovem.
Senti uma vontade imensa de calçá-los,mesmo que só o fizesse sem sair dali, mas o trânsito fluiu e a imagem não se apagou da minha memória.
E me incomodou.
Poderia tê-lo comprado só para ostentá-lo no meu quarto.Por que não?

A verdade,porém, é que o que ficou desse olhar não podia ser comprado , o tempo.
Senti na boca um gosto de sal e açucar. Gosto de certezas difíceis de aceitar.

Dei-me conta- de repente- do" nunca mais".E este veio aos borbotões, numa avalanche de certezas -camufladas- até então :
-nunca mais esmaltes escandalosamente vermelhos e brilhantes,
-nunca mais noites intensas de carnaval,
-nunca mais vestidos esvoaçantes de musselina rosa,
-nunca mais beijos roubados no escurinho do cinema,
-nunca mais sussuros ao pé do ouvido em intermináveis noites de lua cheia...
e tantos e tantos outros "nunca mais", tão ou mais belos que estes.

O gosto na saliva persiste . É agridoce. Saudades e pesar.

Metáforas à parte, ser jovem pressupõe muito mais do que alma ou espírito.
Só quem o foi , um dia, terá coragem de admitir isso.

Assim, em uma manhã bem cinzenta, conscientemente, admito : envelheci.

20 /maio/ 2009

Ah! um dia vou ficar livre das minhas agendas " de ontem"...


Um comentário:

  1. Minha Querida
    Adorei este texto com o qual estou plenamente de acordo e gostei de uma frase: Só quem foi verdadeiramente jovem poderá admitir que se envelhece. Mas acredito (porque o tenho) o espírito continua sempre jovem. O perigo está quando o deixamos cair.
    Mas a idade trás outras compensações: a liberdade de se viver como se quer, de dizer abertamente o que se pensa, a par de uma maior compreensão sobre a vida e sobre os outros...A calma das tardes de Outono que estão
    aí chegando...belas ainda, esfuziantes nos seus tons amarelos, vermelhos forte e o castanho
    luminoso...
    Apenas chegámos a uma outra estação...mas a viagem continua.
    Mil beijos-
    Graça

    ResponderExcluir