quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Velho Tema : a busca da felicidade.



Viver feliz, meu irmão Galião, todo mundo quer, mas ninguém sabe ao certo o que torna a vida feliz; e não é fácil conseguir a felicidade, uma vez que, quanto mais ardentemente cada um a procura, se erra o caminho, mais dela se distancia; se o caminho o leva no sentido oposto, a própria velocidade aumenta a distância. Portanto, em primeiro lugar, devemos estabelecer antecipadamente o que buscamos atingir; depois, devemos examinar por onde podemos chegar lá mais rapidamente, e veremos, pelo caminho, desde que seja o certo, quanto avançamos cada dia e quanto nos aproximamos do objeto para o qual nos impele um desejo natural.

Enquanto vagarmos ao acaso, tendo por guia apenas os rumores e clamores dicordantes que nos chamam de todos os lados, nossa vida será consumida em idas e vindas e, além disso, abreviada, embora trabalhemos dia e noite para o nosso aperfeiçoamento.

Portanto, temos de decidir aonde vamos e por onde, não sem a ajuda de alguém experiente que conheça bem o caminho que pegamos, pois aqui, a situação não é a mesma que nas outras viagens: nelas há um caminho, e os habitantes que interrogamos não deixam que nos extraviemos; mas aqui, o caminho mais movimentado e mais conhecido é o que mais engana.

Sêneca in Sobre a Vida Feliz.


Se colocarmos no Google a palavra "felicidade" , é uma enormidade o número de obras e conselhos que aparecem ensinando a ser feliz. Como se houvesse uma receita mágica que, consumida,nos tornasse aptos a merecê-la ou encontrá-la.E mais: a impressão é de que podemos retê-la indefinidamente , vivendo em um nirvana para sempre- amém.
 Sêneca , antes de Cristo, já filosofava sobre a arte de ser feliz, prova inconteste de que o homem sempre foi assombrado pela  necessidade de encontrar a tal felicidade..Qual é o  grande segredo?...Ninguém o tem.

 Talvez  mais correto esteja o nosso Vicente de Carvalho em Velho Tema :


Essa felicidade que supomos,
Árvore milagrosa que sonhamos
Toda arreada de dourados pomos,
Existe, sim: mas nós não a alcançamos
Porque está sempre apenas onde a pomos
E nunca a pomos onde nós estamos.



Um comentário:

  1. Bom ler isso hoje!
    Acho que de certa forma ando me perdendo a esmo no caminho do que busco... e fico sempre com a impressão macabra que o tempo se esvai e caminho continua longo e tortuoso...
    Reencaminhei o email sobre o livro! Recebeu?
    bjs

    ResponderExcluir