domingo, 3 de junho de 2012

A verdade ,como o silêncio, existe apenas onde não estou.




"...nem sequer é impossível. A verdade ,como o silêncio, existe apenas onde não estou. O silêncio existe por trás das palavras que se animam no meu interior, que se combatem, se destroem e que, nessa luta, abrem rasgões de sangue dentro de mim. Quando paro de pensar e me fixo, por exemplo, nas ruínas de uma casa, há vento que agita as pedras abandonadas desse lugar, há vento que traz sons distantes e, então, o silêncio existe nos meus pensamentos. Intocado e intocável. Quando volto aos meus pensamentos, o silêncio regressa a essa casa morta. É também aí, nessa ausência de mim, que existe a verdade.
(...)
"À procura, procura o vento. Porque a minha vontade tem o tamanho de uma lei da terra.Porque a minha força determina a passagem do tempo. Eu quero. Eu sou capaz de lançar um grito para dentro de mim, que arranca árvores pelas raízes, que explode veias em todos os corpos, que trespassa o mundo. Eu sou capaz de correr através desse grito, à sua velocidade, contra tudo o que se lança para deter-me, contra tudo o que se levanta no meu caminho, contra mim sempre. Porque a minha vontade me regenera, faz-me nascer, renascer. Porque a minha força é imortal".


Excertos in Cemitério de Pianos /José Luís Peixoto.


A vontade é o elemento fundamental a fim de trazer o sentido das coisas e do mundo. É essa união entre o corpo e o sentimento, segundo o filósofo, que proporciona a essência metafísica elementar: a vontade da vida.(Schopenhauer)

E a verdade? Existe verdade absoluta , quando se convive com a mentira cotidiana?

Os textos de Peixoto se prestam a profundas reflexões além dessas poucas linhas.O que ele não diz sobre verdade, silêncio,ausência, vontade formam uma teia de indagações, a maioria sem resposta.Desafiador e brilhante.
Ele vai estar na Flip.Ótimo para ela e para nós que poderemos conhecê-lo melhor.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. GiZelda, desculpa o typo....por isso apaguei.
    eu adoro o Zé Luis Peixoto. tenho todos os livros dele autografados. é um doce de pessoa e muito talentoso. eu tenho 2 fotos com ele no face...devem estar nas do meu mural....beijo

    ResponderExcluir