sexta-feira, 15 de junho de 2012

Todos os que perdem a paixão de viver tornam-se bartlebys.



"Pela primeira vez em minha vida, fui tomado por um sentimento de opressiva e doída melancolia. Antes, eu jamais havia sentido qualquer coisa além de uma tristeza meio desagradável. O laço comum da humanidade fez com que eu fosse atingido por um irresistível desalento. Uma melancolia fraternal! Pois tanto eu quanto Bartleby éramos filhos de Adão. Lembrei-me das sedas cintilantes e dos rostos luminosos que eu havia visto naquele dia, em roupas de gala, deslizando como cisnes pelo Mississipi da Broadway; comparei-os com o pálido escriturário e pensei comigo mesmo: ah, a felicidade corteja a luz, então acreditamos que o mundo é alegre; o sofrimento esconde-se a distância, então supomos que não haja sofrimento. Esses tristes pensamentos - quimeras, sem dúvida, de uma mente doente e tola - levaram a outras reflexões especiais, essas a respeito das excentricidades de Bartleby. Pairavam sobre mim pressentimentos de estranhas descobertas. A silhueta pálida do escriturário surgia estendida, entre estranhos que não se importavam com ele, envolvida em um sudário gelado."

in  Bartleby, o escriturário: uma história de Wall Street  
 uma fábula sobre a recusa humana em agir diante da vida.
 Herman Melville


Uma pequena grande obra. ( 96 páginas).
Tenho a nítida sensação  de que precisaria nascer de novo para recuperar preciosidades que perdi por aí, sem saber onde ou quando....para poder viver em outro mundo , no qual ficção e realidade se mesclariam com tanta harmonia que me fariam sempre, como estou me sentindo agora : plena. É assim que eu me sinto toda vez que um livro como esse me propicia reflexão profunda, porque mergulho nela e , ainda que não dê frutos concretos,me dão momentos de inacreditável prazer.


Recomendado a todos os que não querem desistir da vida, mesmo que para tanto tenham que sangrar.Não é obra de leitura descompromissada.Dói.


Em tempo:
Bartleby, o Escriturário: Uma Historia de Wall Street Cod. do Produto: 21613606
ww.submarino.com.br/produto/1/21613606/bartleby,+o+escriturario:+uma+historia+de+wall+street
Desconto para você: R$ 0,70
De: R$ 6,99Por: R$ 6,29
Alguém acredita?

Nenhum comentário:

Postar um comentário