terça-feira, 26 de junho de 2012

Há pessoas que vêm ao mundo com a ruga da reflexão no espírito.


Guiomar não tinha a experiência nem a idade da inglesa, que podia ser sua mãe; mas a experiência e a idade eram substituídas, como sabe o leitor, por um grande tino e sagacidade naturais. Há criaturas que chegam aos cinquenta anos sem nunca passar dos quinze, tão símplices, tão cegas, tão verdes as compõe a natureza; para essas o crepúsculo é o prolongamento da aurora. Outras não; amadurecem na sazão das flores; vêm ao mundo com a ruga da reflexão no espírito, - embora, sem prejuízo do sentimento, que nelas vive e influi, mas não domina. Nestas o coração nasce enfreado; trota largo, vai a passo ou galopa, como coração que é, mas não dispara nunca, não se perde nem perde o cavaleiro.
                                                           Machado de Assis, A mão e a luva


Esse texto foi extraído da prova de LP do Mackenzie, vestibular de inverno 2012, em 16 /06.
 Por que ele está aqui ?... É prova inconteste do talento inacreditável de um grande escritor.Em algumas linhas , disse muito e bem. E em um livro que faz parte do seu acervo romântico, aquele em que ele é considerado menor...
Pena que os alunos , por pressão do momento e imaturidade, não se deem conta de tudo o que está expresso nele.Porém , pode-se apreciá-lo  a qualquer momento, aqui.

Um comentário:

  1. Em ordem: Acho que nasci com rugas demais, questionamentos e reflexões demais profundas para meus 30 e poucos anos cronológicos...
    E acredito que o mais revigorante da literatura é, poder durante os vários percursos da vida, reencontrar sentidos diferentes nos mesmos textos... A maturidade é uma benção para aqueles que bem vivem sem se importar com as rugas externas e os fios grisalhos!
    P.S. Mais apaixonada por Clarice através de Ulisses e Lóri!!!!
    bjks

    ResponderExcluir