segunda-feira, 7 de maio de 2012

Você já pensou que palavras podem pesar tanto quanto tijolos?



“Escrever romances, para mim, é basicamente um tipo de trabalho braçal. Escrever, em si mesmo, é um trabalho mental, mas terminar um livro inteiro está mais próximo do trabalho braçal. Não envolve levantar peso, correr ou pular. A maioria das pessoas, contudo, enxerga apenas a realidade superficial da escrita e acha que os escritores vivem silenciosamente concentrados em um trabalho intelectual em seu gabinete ou escritório. Basta ter força para erguer uma xícara de café, imaginam, que você pode escrever um romance. Mas assim que você arregaça as mangas para começar, percebe que não é um trabalho tão tranquilo como parece. O processo todo _sentar em sua mesa, concentrar sua mente como se fosse um raio laser, imaginar alguma coisa em um horizonte vazio, criando uma história, escolhendo as palavras adequadas, uma a uma, mantendo todo o fluxo da história nos trilhos_ exige muito mais energia, por um longo período, do que imagina a maioria das pessoas. Pode ser que você não mova seu corpo de um lado para outro. Ainda assim, há um exaustivo e dinâmico trabalho operando dentro de você. Todo  mundo usa a mente quando pensa. Um escritor, no entanto, veste um traje chamado narrativa e pensa com todo o seu ser; e para o romancista esse processo exige pôr em ação toda a sua reserva física, geralmente ao ponto da estafa.”
Trecho do livro Do que Eu Falo Quando Eu Falo de Corrida, de Haruki Muraka
Palavras podem tudo para todos : abrir e fechar portas, abrir e fechar almas;construir e destruir vidas...


2 comentários:

  1. O texto me remete à distinção ideológica, de que fala Marilena Chauí, entre trabalho intelectual e trabalho manual. De acordo com esta lógica, trabalhador é tão-só aquele que despende energia física na execução de suas atividades. Quem produz trabalhos intelectuais está excluído da categoria de 'trabalhador'. Uma vez superada a dicotomia mente/corpo, é forçoso reconhecer que o trabalho produzido intelectualmente é desempenhado por uma pessoa inteira, dotada de um cérebro que produz uma mente criativa. O escritor se envolve espiritualmente na obra em cuja construção se empenha, mas esse envolvimento requer uma mente corporificada.

    Beijos, querida!

    ResponderExcluir
  2. Escrever é uma tarefa bastante difícil, na medida em que um mesmo texto poderá ser interpretado de várias formas e por consequência a dificuldade em fazer passar a mensagem exacta, se tornará então ainda mais complicada, para quem escreve, naturalmente.

    Beijo, Gizelda

    ResponderExcluir