quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Amizade não se procura,exercita-se.





Desejar a amizade é um grande erro. A amizade deve ser uma alegria gratuita como as que a arte ou a vida oferecem. É preciso recusá-la para se ser digno de a receber: ela é da categoria da graça («Meu Deus, afastai-vos de mim...»). É dessas coisas que são dadas por acréscimo. Toda a ilusão de amizade merece ser destruída.[…]

A amizade não se procura, não se imagina, não se deseja; exercita-se (é uma virtude).
[…]
A amizade não se deixa afastar da realidade, tal como o belo. E o milagre existe, simplesmente, no fato de que ela existe.


Simone Weil, 'A Gravidade e a Graça'






Talvez esteja aí a resposta para a alegria ruidosa de quem vive entre "muitos amigos" e só os tem em momentos festivos. Alegria transitória mascarada em fotos ocasionais , nas quais a roupa e o sorriso não mostram a alma. Amigos são " coisa para se guardar dentro do peito". Poucos  e essenciais. O encaixe perfeito.

2 comentários:

  1. Adorei,como sempre , vc e especial .bjs

    ResponderExcluir
  2. Amigo para as horas boas e, principalmente, nas horas difíceis. Nesses momentos, conhecemos os verdadeiros e poucos amigos. Como disse o Renato Teixeira em uma de suas músicas: "A amizade sincera, é um santo remédio, um abrigo seguro..."

    Um abraço, Eduardo

    www.maneirasimples.wordpress.com

    ResponderExcluir