sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Escolher é sempre!



O que é que se faz, quando se sabe que é preciso mudar e o caminho se bifurca? Quando o futuro é uma incógnita e o presente, insatisfatório?
Parece fácil. Não é.
Os caminhos existem . É só escolher. Mas ambos trazem  conseqüências e, definitivamente, nunca aprendi a ser minha prioridade. Desde que me conheço ( será????) tenho priorizado os demais em detrimento de mim mesma.
Estou  flutuando entre duas sensações que colocam minha alma em alerta: dúvida e medo.
Não sei quantas escolhas já fiz, e não me cabe julgar agora se foram ou não acertadas, quando aconteceram. Eu as fiz e arquei com sucessos e frustrações pertinentes a todas elas , porque , afinal, viver é isso: ARRISCAR-SE.
Não há estradas lineares, há curvas, buracos , pedras, sobressaltos, surpresas.  Qualquer que seja a opção, há um preço a pagar e o cacife não é só dinheiro, é  desilusão de chegar a algo de que tentou-se desviar.  Prêmio, quando - e se – houver é apenas um dos lances da aventura.

O tempo e a idade, no entanto, me têm feito mais cautelosa, mesmo que o espírito aventureiro teime em se manifestar. Deveria ter mais paciência, virtude que nunca tive, nem aprendi.É tão simples acomodar-se, deixar de lado essa adrenalina que – em ondas- acelera meu coração diante de um impasse, para aceitar o obvio à minha frente.
Porém, acomodar-me é entregar os pontos, é dar à vida as rédeas do meu destino. Talvez, no momento em que o fizer, eu esteja desistindo, uma maneira triste de  deixar de existir. Não quero isso, AINDA.
Definitivamente, não posso me entregar . Enquanto houver horizonte, cabe-me o direito e o poder de  escolher o caminho. Principalmente, agora, que aprendi a duras penas que felicidade - pelo menos, para mim - é, sobretudo, paz.

E volto ao  início do texto : os caminhos existem. Ambos são viáveis, mas só posso trilhar um.
QUAL?????

4 comentários:

  1. É como se eu pudesse voltar no tempo e ouvir essas palavras saindo da sua boca... e entrando direto no coração e na mente. Adorei a pergunta: Qual?? rsrs estou na mesma condição!

    ResponderExcluir
  2. HUmmmm...Bruninho...não é a mesma! Embora, estejamos juntos no tempo e no espaço, hoje, 50 anos é uma diferença considerável...rs.
    Na sua idade, caminhos vão se abrir " ad eternum" e vai ser sempre possível recomeçar, porque ninguém tem a rota da vida.
    Temos que teimar em descobri-la.O caminho que você escolher será, na hora, o que lhe coube. E , se não der, há outros e outros e muitos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Gizelda,
    Passar por aqui e conviver com este saudável desassossego é sempre um prazer.
    Disserta bem, mas a grande questão é mesmo o "qual". Creio, minha amiga, que, em consciência, ninguém lhe poderá responder. Cada caminho é único, e só o próprio poderá escolher o seu. E você sabe isso, claro.

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  4. Acho uma delícia encontrá-lo aqui, AC...os dias e meses se vão, anos também, e aqui mantemos uma identidade emocional de dois desconhecidos que se conhecem. Surpreendente, isso. E maravilhoso.

    Obrigada. beijo.

    ResponderExcluir