segunda-feira, 11 de julho de 2011

Há momentos em que somos nossa melhor companhia.


"A solidão concede ao homem intelectualmente superior uma vantagem dupla: primeiro, a de estar só consigo mesmo; segundo, a de não estar com os outros. Esta última será altamente apreciada se pensarmos em quanta coerção, quantos estragos e até mesmo quanto perigo toda a convivência social traz consigo. 

«Todo o nosso mal provém de não podermos estar a sós», diz La Bruyère. A sociabilidade é uma das inclinações mais perigosas e perversas, pois põe-nos em contacto com seres cuja maioria é moralmente ruim e intelectualmente obtusa ou invertida. O insociável é alguém que não precisa deles. 

Desse modo, ter em si mesmo o bastante para não precisar da sociedade já é uma grande felicidade, porque quase todo o sofrimento provém justamente da sociedade, e a tranquilidade espiritual, que, depois da saúde, constitui o elemento mais essencial da nossa felicidade, é ameaçada por ela e, portanto, não pode subsistir sem uma dose significativa de solidão. Os filósofos cínicos renunciavam a toda a posse para usufruir a felicidade conferida pela tranquilidade intelectual. Quem renunciar à sociedade com a mesma intenção terá escolhido o mais sábio dos caminhos. "

Arthur Schopenhauer, Aforismos para a Sabedoria de Vida

Solidão é questão de estado de espírito.Ninguém precisa ser ou sentir-se superior para gostar de estar só.Há momentos em que nós somos nossa melhor companhia.



6 comentários:

  1. Gizelda,
    Se quer que lhe diga, senti-me muito bem a navegar nos conceitos que emanam destas palavras. Tocam-me. :)

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  2. Estas palavras fazem muito sentido! Antes de precisarmos dos outros, precisamos de nós próprios! :)

    ResponderExcluir
  3. Confesso que sempre precisei de muitos momentos de solidão para poder ser ótima companhia quando não estou t~~ao só assim.
    A solidão só nos faz crescer por ser excelente companhia.
    lindo seu texto!
    abraços

    ResponderExcluir
  4. Por mais que busque o convívio com pessoas intelectualmente e espiritualmente elevadas e por mais que acredite que o convívio em si me favoreça, tenho, felizmente, que reconhecer que, como diz Rubem Alves, a solidão pode ser amiga. Este texto, querida amiga, vem a propósito no instante em que amadureço algumas ideias para a produção de um novo texto. Peço-lhe que eu possa tomar o seu texto para meditação, não sem reconhecer-lhe a fonte.

    Beijos carinhosos!

    ResponderExcluir
  5. Tanto pensei, querida amiga, que postei um texto inspirado neste seu texto.

    Beijinhos!
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do que li. Os dias silenciosos e íntimos da nossa exclusiva intimidade obrigam a desocultar vozes líquidas que a natureza nos oferece. Estou a ouvir um regatozinho que me encanta.

    IBEL

    ResponderExcluir