domingo, 12 de junho de 2011

Ah! o amor...

Florentino Ariza não deixou de pensar nela um único instante desde que Fermina Daza o rechaçou sem apelação depois de uns amores contrariados e longos, e haviam transcorrido a partir de então cinquenta e um anos, nove meses e quatro dias”

............................................................................................................................
Depois de um longo tempo, Florentino Ariza olhou Fermina Daza ao fulgor do rio, viu-a espectral, o perfil de estátua suavizado por um tênue resplendor azul, e viu que chorava em silêncio.Mas, em vez de consolá-la, ou esperar que esgotasse suas lágrimas, como queria ela, deixou-se invadir pelo pânico.
-Você quer ficar só?
-Se quisesse não diria a você que entrasse.-disse ela.
Então ele estendeu os dedos gelados na escuridão, buscou tateante a outra mão na escuridão, e a encontrou à espera.Ambos foram bastante lúcidos para perceber , num mesmo instante fugaz, que nenhuma das duas era a mão que tinham imaginado antes de se tocar, e sim duas mãos de ossos velhos.

Gabriel Garcia Márquez  in " O amor nos tempos  do cólera"
Impregnada até os ossos pelo amor incondicional de Florentino Ariza por Fermina Daza... Lindo.Imperdível.
A mais bela e perfeta história de amor que a literatura já criou .( para mim, dentre as que conheço,claro!)

Sinais
Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção. Pode ser a pessoa mais importante da sua vida.
Se os olhares se cruzarem e neste momento houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.
Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante e os olhos encherem d'água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês.
Se o primeiro e o último pensamento do dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Deus te mandou um presente divino: o amor.
Se um dia tiver que pedir perdão um ao outro por algum motivo e em troca receber um abraço, um sorriso, um afago nos cabelos e os gestos valerem mais que mil palavras, entregue-se: vocês foram feitos um pro outro.
Se por algum motivo você estiver triste, se a vida te deu uma rasteira e a outra pessoa sofrer o seu sofrimento, chorar as suas lágrimas e enxugá-las com ternura, que coisa maravilhosa: você poderá contar com ela em qualquer momento de sua vida.
Se você conseguir em pensamento sentir o cheiro da pessoa como se ela estivesse ali do seu lado... se você achar a pessoa maravilhosamente linda, mesmo ela estando de pijamas velhos, chinelos de dedo e cabelos emaranhados...
Se você não consegue trabalhar direito o dia todo, ansioso pelo encontro que está marcado para a noite... se você não consegue imaginar, de maneira nenhuma, um futuro sem a pessoa ao seu lado...
Se você tiver a certeza que vai ver a pessoa envelhecendo e, mesmo assim, tiver a convicção que vai continuar sendo louco por ela... se você preferir morrer antes de ver a outra partindo: é o amor que chegou na sua vida. É uma dádiva.
Muitas pessoas apaixonam-se muitas vezes na vida, mas poucas amam ou encontram um amor verdadeiro. Ou às vezes encontram e por não prestarem atenção nesses sinais, deixam o amor passar, sem deixá-lo acontecer verdadeiramente.
É o livre-arbítrio. Por isso preste atenção nos sinais, não deixe que as loucuras do dia a dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: o amor.

O AMOR - Carlos Drummond de Andrade
( já postei esse texto , anteriormente, mas -hoje- ele cabe aqui como uma luva)

Claro que é piegas. Inegavelmente meloso. Brega.Faz a gente perder o senso de ridículo.Leva-nos do paraíso ao inferno em segundos e vice-versa. Bate e afaga. Mas, quem é que vive sem ele?Quem nunca sentiu o coração acelerado, saltando pela boca, só porque está na hora de um encontro, não sabe o que é emoção.Que sentido tem a vida sem que a gente se veja nos olhos do outro que tanto amamos? ah! o amor!
Eu poderia ficar aqui o dia inteiro, postando textos de autores brilhantes, mas limito-me a escolher três que falaram tudo em quase nada:o óbvio essencial.
(Os grifos são nossos)


Amor é fogo que arde sem se ver;

É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.


Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?
Camões

(PS: Bruno, a julgar pelos últimos 20 posts do seu blog, esse aqui vai diretinho para você. Não tenho conseguido postar lá, mas estou acompanhando suas agruras amorosas...rs bj.)

4 comentários:

  1. Como gostei desta seleção de textos, amiga! E quanto às pieguices de amor quem me dera no tempo delas.

    Beijo dominical

    ResponderExcluir
  2. Um filho curioso pergunta
    E o amor diga lá o que será, meu pai?!
    Ah! Meu filho o amor tem quatro letras como Roma
    Ma com certeza nem todos os caminhos passam por lá
    Amor
    Roma
    Manhã de sol no coração
    Eterna floração
    Elixir-fonte da juventude
    Amar bonito ser bonito estar
    Nos olhos de quem sente a gente
    Através da quente lente
    Que é amar
    Delicadeza amor, teu nome é rosa
    Daquela sem mazelas e espinhos
    Daquela com perfume o tempo inteiro
    E que a gente quer plantada no jardim do nosso peito
    Te morrer
    É flor que vende o homem e não derrota, nunca!
    É porta para o lado colorido
    É sonho bendito
    Delicia
    De vida
    Um filho curioso pergunta
    E o amor, diga lá, o que será meu pai?!
    Pra quem já mais amou eterna vontade
    Pra quem ama
    Felicidade.

    Gizelda, para quem amou, para quem ama, para quem irá amar... Feliz Dia dos Namorados!!!
    Abçs

    ResponderExcluir
  3. Sinais... Adoro esse texto! Em se tratando de amor... Por mais que desatine e as vezes faça doer, quero ser uma eterna piegas rs. Adorei a escolha dos textos! Bjusss

    ResponderExcluir