quinta-feira, 5 de maio de 2011

O segredo das almas.

Em todas as almas há coisas secretas cujo segredo é guardado até à morte delas. E são guardadas, mesmo nos momentos mais sinceros, quando nos abismos nos expomos, todos doloridos, num lance de angústia, em face dos amigos mais queridos - porque as palavras que as poderiam traduzir seriam ridículas, mesquinhas, incompreensíveis ao mais perspicaz. Estas coisas são materialmente impossíveis de serem ditas. A própria Natureza as encerrou - não permitindo que a garganta humana pudesse arranjar sons para as exprimir - apenas sons para as caricaturar.

E como essas ideias-entranha são as coisas que mais estimamos, falta-nos sempre a coragem de as caricaturar. Daqui os isolados que todos nós, os homens, somos. Duas almas que se compreendam inteiramente, que se conheçam, que saibam mutuamente tudo quanto nelas vive - não existem. Nem poderiam existir. No dia em que se compreendessem totalmente - ó ideal dos amorosos! - eu tenho a certeza que se fundiriam numa só. E os corpos morreriam.

Mário de Sá-Carneiro, in 'Cartas a Fernando Pessoa'

4 comentários:

  1. Este final do texto lembrou-me a relação amorosa de Baltasar E Blimunda no Memorial do Convento.Eles eram duas almas fundidas, dois corpos num corpo, desafiando as forças das trevas e os dogmas impostos.Por isso, quando Blimundo Vê Batasar a ser queimado, recolhe-lhe a vontade e fica com ele para sempre. Utopia ficcional? Talvez. Mas a alma fica tão feliz!!!!

    ResponderExcluir
  2. Gizelda,
    É tão verdadeiro. O paradoxo das verdades fundamentais que, quando ditas em voz alta se vestem de ridículo. Só faria um acrescento. Os ouvidos que recolhem a tentativa falhada do segredo mais íntimo. Depende deles também.
    Um beijinho,

    ResponderExcluir
  3. No dia em que se compreendessem totalmente - ó ideal dos amorosos! - eu tenho a certeza que se fundiriam numa só. E os corpos morreriam.

    Não poderia estar mais de acordo. Como sempre a escolha dos seus textos encanta-me.

    Um beijinho grande e saudoso :)

    ResponderExcluir
  4. Nada e mais verdadero e absoluto,que a sencasao de faltar palavras au querer justificar um sentimento tao profundo e inconsciente. Um toque, um Bj, um surriso. Tudo puro e profundo

    Cassamo Soares

    ResponderExcluir