terça-feira, 29 de março de 2011

Valores morais não estão à venda.


O que move o homem  em direção à sua plenitude são os valores que ele cultiva  e nos quais transita fiel no decorrer de sua jornada. Obviamente, mudanças, imprevistos ocorrem , mas somos maleáveis o suficiente  para nos moldarmos às transformações  sem  que se perca nossa dignidade. Afinal, somos seres humanos, sensíveis , sim, mas racionais.Transgredir valores morais conspurca a alma, destrói o ego.
 Quando algo, seja contextual, seja interior ,quebra nossa convicção , e obriga-nos a ter consciência, é hora de atitude e de ação.
Consequências? Virão aos borbotões...mas serão menores do que o vazio , suportáveis quando estamos “ limpos” e em paz.

Conviver em e com uma sociedade de valores transitórios é tristíssimo, mas muito pior é aceitar dobrar-se a ela. Não quero isso para mim.Definitivamente. A juventude é poderosa, mas a maturidade nos dá chance de balanço, de pesar o que aprendemos e como  ( e se queremos...)colocar em prática.

Ninguém é suficientemente sábio para para se declarar dono da verdade, mas para escolher o que quer para si, sem dúvida.Isso é questão de princípios.Por isso...

... eu tivesse algum poder , hoje, gostaria de dizer com pompa e circunstância :

“ Parem o mundo que eu quero descer.”


Como essa possibilidade inexiste, é hora de escolher.

5 comentários:

  1. É lindo quando assumimos as responsabilidades e consequências com coragem. Só o faz mesmo quem tem princípios e acredita neles, mesmo que sejam ontra a ordem vigente. Eu estive um pouco pensativo se meus principios eram certos, mas de fato, ao deitar na cama e pensar como estou em paz com o que penso, vejo que os meus são, mesmo que muito diferentes dos que estão por ai, princípios com a minha marca.
    Achei muito oportuno a comparação com "os valores morais estão a venda"... Adorei! E que sensibilidade com a imagem hein... me deixou pensando muito sobre tudo isso.
    Tenha uma boa semana meu anjo. =)

    ResponderExcluir
  2. Minha querida, não está sozinha, desço consigo.
    Os valores estão deturpados, o mundo anda todo de pernas para o ar. Durante estas últimas decadas, promoveu-se o egoísmo, a ambição, a ultrapassagem e muito mais coisas negativas, que hoje se refletem na sociedade.A ganância e a cobiça, corrompem os valores, e é o que está acontecer.Vende-se tudo. A solidariedade, o amor e fraternidade, são secundários, não têm cotação na bolsa. Até que ponto vamos chegar? Esta é a interrogação que muitos fazem.
    Muito oportuno este seu texto, querida. Faz refletir, mas quem precisa de refletir sobre o mundo em que vivemos actualmente, infelizmente, não vêm ao seu blog.
    Bjito amigo e parabéns por esta preciosidade.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo!
    Assino embaixo.

    Adoro suas palavras e a forma como você envolve o leitor.
    Beijos
    Tassi

    ResponderExcluir
  4. Gizelda,
    A faculdade tem-me mantido ocupada e o tempo não tem sido muito. Mas não hei-de deixar de vir.
    Com a mesma admiração,
    Elisabete

    ResponderExcluir
  5. querida Gizelda,
    também lhe faria companhia, no entretanto vou fazendo as minhas escolhas enquanto me deixarem e o as forças não me faltarem.
    beijo

    ResponderExcluir