domingo, 30 de janeiro de 2011

Quanto pode uma mentira.

Houve um crime. Mas houve também um casal apaixonado. Essa noite toda estive pensando em casais apaixonados e finais felizes. Singrando rumo ao arrebol. Uma expressão detestável. Ocorre-me que não viajei muito, desde que escrevi aquela pecinha. Ou melhor, dei uma volta grande e terminei no ponto de partida. É só nessa última versão que o casal apaixonado termina bem, um ao lado do outro, numa calçada da zona sul de Londres, enquanto eu vou embora. Todas as versões anteriores são impiedosas.

(...)
O problema desses cinquenta e nove anos é este : como pode uma romancista realizar uma reparação se, com seu poder absoluto de decidir como a história termina, ela é também Deus? Não há ninguém, nenhuma entidade ou ser mais elevado, a que ela possa apelar , ou com que possa reconciliar-se , ou que possa perdoá-la. Não há nada fora dela.Na sua imaginação ela determina os limites e as condições. Não há reparação possível para Deus nem para os romancistas (...)


"Reparação" ( excerto) lindíssima obra de Ian McEwan - de uma beleza pungente: triste e de rara sensibilidade.
Ao assistir ao filme,fui preparada para um desastre, pois raramente adaptações de obras cumprem o original, mas - surpresa!- o filme ' Desejo e Reparação" é tocante pela beleza da fotografia, pela sutileza e pelo irremediável  final que nos deixa com o coração partido, mesmo que se saiba qual é.


As teias do cotidiano são mentiras .Sempre há um motivo para proferi-las e quem o faz acredita que é verdade. Mentiras inocentes? Existem? De centenas delas , UMA corta um caminho, decepa uma vida, destrói um sonho...É o bastante.Como reparar o estrago feito?
Quem de nós nunca mentiu, ainda que acredite que é por uma boa causa? Difícil admitir e aceitar isso.

12 comentários:

  1. "White lies", ou mentiras brancas, como os ingleses gostam de chamar. Dizem que estas não fazem mal algum. Deve ser a forma que encontraram de se enganar! A mentira nunca é isenta de problemas!!! E realmente, muito difícil admitir, ainda mais aceitar!!!

    ResponderExcluir
  2. Kant dizia que o homem está sempre a mentir, nas pequenas desculpas que inventa todos os dias.As inocentes não causam dano, mas as «outras» podem acarretar descarrilamentos...que afetam, por serem premeditadas. Vivemos infetados de mentira, num mundo de faz- de-conta, em que os mentirosos imperam para aniquilar o próximo. São autênticas bombas atómicas, a praga dos tempos.

    ResponderExcluir
  3. Vou ver se o filme chega cá, amiga!

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. mu.gimenez...

    A ideia de chamar as mentiras de brancas deve significar que elas são inofensivas.Acho que de cada dez contadas , uma provoca dano.Isso por si só já é terrível.

    E vivemos em um mundo em que até viver já é uma mentira.

    Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  5. Ibel...

    Esse post veio por conta do livro. Uma pequena mentira de uma adolescente traça o destino de dois personagens sem lhes dar chance de salvação. E não há como reparar , embora o livro se chame "Reparação".

    Ando mais reflexiva do que gostaria.(rs)

    beijoooo.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Otimo Gizelda...
    O Carpinejar disse que o casal sincero nao deixa de mentir, mas aprende a mentir mal.

    Nos estamos sempre lidando com as mentiras e verdades de nossas criacoes, nao e? O destino de nossas vidas enquanto uma expressao da Vontade divina nao da chance para reparos.
    O bom eh que a gente pode sempre plantar uma nova semente.

    Muito beom! Abraco!
    E vamos confiar na vida! ;)

    ResponderExcluir
  7. Querida Gizelda,
    a "mentira" é tema que desenvolvido dá para vários volumes.
    para mim, mentira é mentira. ponto.
    pode -se justificar a memsma de mil e uma maneiras, mas não deixa de ser uma mentira.
    e é por desvalorizarmos as "white lies" que as grandes proliferam. só que quando descobertas provocam danos irreparáveis e em diversas direcções.
    beijo .

    ResponderExcluir
  8. Gizelda,
    Por alguma razão temos a verdade como referência, isso só acontece porque a mentira é prática comum. Digamos que há aqui o prolongamento da eterna luta do bem contra o mal.
    Além disso, toda a arte de governar, boa ou má, é baseada em muita mentira, embora aqui já entremos na questão do poder.
    Deixo uma questão: estará esta sociedade, agarrada a determinados mitos, preparada para a verdade total?

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  9. Então , Paula, acho que você foi muito feliz na escolha do bordão ..." e vamos confiar na vida!", porque nas pessoas é muito mais difícil confiar.

    beijos. obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  10. Em@...

    Estou com vc : mentira é mentira!Seja pequena, grande, branco ou de qualquer cor.Mas, hoje, na impossibilidade de saber o que é verdade, vamos sendo levados de roldão por uma correnteza de mentiras na qual temos que sobreviver.

    Difícl admitir e mais difícil aceitar, com certeza.

    beijo, querida.

    ResponderExcluir
  11. Sem dúvida, AC , a sociedade não está preparada para a verdade, porque acostumou-se com a mentira e acomodou-se nela.

    No tocante a poder,mentiras reinam absolutas...
    Constatar isso é deprimente, mas é só o mundo contemporãneo, no seu lado mesnos glamouroso.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  12. Há tempos fiz um post em que dava conta da minha desilusão com uma amiga de + de trinta anos.e essa desilusão teve precisamente a ver com uma mentira. ainda por cima tão desnecessária e que eu não consigo, por mais que tente, compreender o porquê dela. a necessidade de me enganar propositadamente numa coisa que só a ela dizia respeito e que até nem era nada de que a envergonhasse - isto do meu ponto de vista.
    resultado, nunca mais consegui sentir e olhar para ela do mesmo modo...apesar de todos os exercícios que faça de compreender e aceitar. fui enganada desnecessariamente e não gostei,mesmo nada.
    beijo

    ______
    quanto ao poder, pois estamos conversados!

    ResponderExcluir