quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Contando histórias...



Ciência  &  Religião...uma relação (im)possível?


"Não acreditar em Deus é um atalho para a felicidade"
Sam Harris


Em novo livro, o filósofo e neurocientista americano Sam Harris propõe a criação de uma 'ciência da moralidade' para acabar de uma vez por todas com a influência da religião.

Quando ele soube que o atentado ao World Trade Center em Nova York (Estados Unidos), no dia 11 de setembro de 2001, teve motivações religiosas, a briga passou a ser pessoal. Harris publicou em 2004 o livro A Morte da Fé (Companhia das Letras) — uma brutal investida contra as religiões, segundo ele, responsáveis pelo sofrimento desnecessário de milhões. Para Harris, os únicos anjos que deveríamos invocar são a ‘razão’, a ‘honestidade’ e o ‘amor’.

As pessoas deveriam parar de acreditar em Deus? Se eu acho que as pessoas deveriam parar de acreditar no Deus da Bíblia? Com certeza. Da mesma forma que as pessoas pararam de acreditar em Zeus, em Thor e milhares de deuses mortos. O Deus da Bíblia tem exatamente o mesmo status desses deuses mortos. É um acidente histórico estarmos falando dele e não de Zeus. Poderíamos estar vivendo num mundo onde os suicidas muçulmanos se explodiriam por causa de ideias dos deuses do Monte Olimpo. A diferença entre xiitas e sunitas muçulmanos é a mesma diferença entre seguidores de Apolo e seguidores de Dionísio.





Alemanha,Inicio do século 20
Durante uma conferência com vários universitários, um professor da Universidade de Berlim desafiou seus alunos com esta pergunta:
Deus criou tudo o que existe?

Um aluno respondeu valentemente:
Sim, Ele criou…
Deus criou tudo?Perguntou novamente o professor.
Sim ,senhor, respondeu o jovem.

O professor : Se Deus criou tudo, então Deus fez o mal? Pois o mal existe, e partindo do preceito de que nossas obras são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau?
O jovem ficou calado diante de tal resposta e o professor, feliz, se regozijava de ter provado mais uma vez que a fé era um mito.

Outro estudante levantou a mão e disse:
Posso fazer uma pergunta, professor?
Lógico, foi a resposta .
O jovem ficou de pé e perguntou: Professor,frio existe?
Que pergunta é essa? Lógico que existe, ou por acaso você nunca sentiu frio?
O rapaz : De fato, senhor, o frio não existe. Segundo as leis d:a Física, o que consideramos frio, na realidade é a ausência de calor. Todo corpo ou objeto é suscetível de estudo quando possui ou transmite energia, o calor é o que faz com que este corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Nós criamos essa definição para descrever como nos sentimos se não temos calor.

E, existe a escuridão?continuou o estudante.
O professor : Existe.

O estudante :
Novamente comete um erro, senhor,a escuridão também não existe.A escuridão na realidade é a ausência de luz.A luz pode-se estudar,a escuridão não!Até existe o prisma de Nichols para decompor a luz branca nas várias cores de que está composta,com suas diferentes longitudes de ondas. A escuridão não!Um simples raio de luz atravessa as trevas e ilumina a superfície onde termina o raio de luz.Como pode saber quão escuro está um espaço determinado? Com base na quantidade de luz presente nesse espaço, não é assim?Escuridão é uma definição que o homem desenvolveu para descrever o que acontece quando não há luz presente.

Finalmente, o jovem perguntou ao professor:
Senhor, o mal existe?
O professor :Claro que sim, lógico que existe, como disse desde o começo, vemos estupros, crimes e violência no mundo todo, essas coisas são do mal.

E o estudante concluiu:
O mal não existe, senhor, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência do bem, é o mesmo dos casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus.Deus não criou o mal.Não é como a fé ou como o amor, que existem como existem o calor e a luz. O mal é o resultado da humanidade não ter Deus presente em seus corações. É como acontece com o frio quando não há calor, ou a escuridão quando não há luz.

Por volta dos anos 1900, este jovem foi aplaudido de pé, e o professor apenas balançou a cabeça permanecendo calado…Imediatamente o diretor dirigiu-se àquele jovem e perguntou qual era seu nome.

Ele respondeu:
Albert Einstein,senhor.



Uma explicação simplista para as mazelas do século XXI - escuridão, frio, solidão, mal.,egoísmo - ausência de fé. Se é realmente  uma  face da história de Einstein  não posso afirmar  com certeza, pois o texto corre na WEB com este crédito. Seja o que for é interessante o suficiente para  uma reflexão.Quanto a Sam  Harris, cada um deve tirar sua própria conclusão

2 comentários:

  1. Gizelda,
    Não vou entrar nesta discussão, mas sempre adianto que é devido a visões demasiado empoladas pela ciência, como a de Sam Harris, que chegámos onde chegámos. Em suma, somos tão ínfimos, mas há sempre alguém que fala das coisas como se fosse detentor da verdade universal.

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  2. AC...

    Não quis suscitar uma discussão sobre esse assunto, aliás ele foi minha última aula de 2010, nas terça e na quarta pp. Porém, ao pesquisar para criá-la ,deparei-me com alguns artigos que mereciam reflexão,ainda mais em se tratanto de futuros universitários que farão a prova de Lingua Portuguesa(USP) nesse domingo/09. Postar alguns deles aqui foi circunstancial.
    Foi uma aula proveitosa, acredite.E Sam Harris, conclusões á parte, é antes alguém "perdido" no século XXI.

    Beijos, querido.

    ResponderExcluir