sábado, 27 de novembro de 2010

A solidão é a distância entre a seiva profunda e a casca.

(...) Deixe lá, não tome as minhas palavras como uma censura, deu-me até muito gosto que tivesse aparecido, esta primeira noite, provavelmente, não ia ser fácil, Medo, Assustei-me um pouco quando ouvi bater, não me lembrei que pudesse ser você, mas não estava com medo, era apenas a solidão, Ora, a solidão, ainda vai ter de aprender muito para saber o que isso é, Sempre vivi só, Também eu, mas a solidão não é viver só, a solidão é não sermos capazes de fazer companhia a alguém ou a alguma coisa que está dentro de nós, a solidão não é uma árvore no meio duma planície onde só ela esteja, é a distância entre a seiva profunda e a casca, entre a folha e a raiz, Você está a tresvariar, tudo quanto menciona está ligado está ligado entre si, aí não há nenhuma solidão, Deixemos a árvore, olhe para dentro de si e veja a solidão, Como disse o outro, solitário andar por entre a gente, Pior do que isso, solitário estar onde nem nós próprios estamos (...)

José Saramago, O Ano da Morte de Ricardo Reis


...porque nesse ano as perdas são muitas e Saramago, mesmo permanecendo,quando se foi, me deixou mais só.

6 comentários:

  1. Gizelda,

    Solidão mais solidão é igual a companhia???
    É que por vezes estamos acompanhados e parecemos tão sozinhos... outras vezes estamos sem ninguém por perto e parece que temos a alma cheia de nós, e esse nós parece uma multidão que nos sufoca e nos isola...
    Desculpe esta trapalhada de dizeres mas é isso que também por vezes sinto "...mesmo permanecendo,quando se foi, me deixou mais só..."

    Mesmo assim, espero ter-lhe feito um pouquinho de companhia!:)))

    Um beijinho grande!

    ResponderExcluir
  2. A solidão é mergulhar num poço sem fundo e não saber o caminho do regresso. Dito isto, o que me parece importante não é a descrição do poço, mas a forma de promover o regresso. E, muitas vezes, ele só é possível, tal como dizia aquela música dos Beatles, "with a little help from my friends"...

    Deixo-lhe um apertado abraço, minha amiga!

    ResponderExcluir
  3. Estou com você, JB...existe solidão povoada e solidão vazia.
    Resta saber como nos portamos em cada uma,e o que significam no exato contexto.Eu não sou solitária, mas convivo muito bem comigo-mesma.

    E sua companhia é perfeita sempre. Obrigada, querida.

    beijos.

    ResponderExcluir
  4. Querido AC...

    na verdade é mesmo isso: não nos cabe questionar como entramos na solidão e sim como dela escapar.

    E amigos são os degraus da escada que podem nos livrar da angústia que a solidão produz.

    Beiji, querido.

    ResponderExcluir
  5. Querida Gizelda,

    Solidão é estar diante de uma janela virtual dentro do mundo, falar com muita gente e não poder abraçar quem nos entorna o coração.

    ResponderExcluir
  6. Por paradoxal que seja,é mesmo esse mundo virtual a maior solidão.Só podemos tocar a tela, sem olhos nos olhos, sem toque de pele, sem cumplicidade do corpo a corpo.

    Ibel,minha querida, mesmo virtual , aqui vai um abraço bem apertado.

    ResponderExcluir