quarta-feira, 27 de outubro de 2010

...sob o coração, quase esperança sem nome.




É esta a mais grandiosa história dos homens, a de tudo o que estremece, sonha, espera e tenta, sob a carapaça da sua consciência, sob a pele, sob os nervos, sob os dias felizes e monótonos, os desejos concretos, a banalidade que escorre das suas vidas, os seus crimes e as suas redenções, as suas vítimas e os seus algozes, a concordância dos seus sentidos com a sua moral.


Tudo o que vivemos nos faz inimigos, estranhos, incapazes de fraternidade. Mas o que fica irrealizado, sombrio, vencido, dentro da alma mais mesquinha e apagada, é o bastante para irmanar esta semente humana cujos triunfos mais maravilhosos jamais se igualam com o que, em nós mesmos, ficará para sempre renúncia, desespero e vaga vibração.


O mais veemente dos vencedores e o mendigo que se apoia num raio de sol para viver um dia mais, equivalem-se, não como valores de aptidões ou de razão, não talvez como sentido metafísico ou direito abstracto, mas pelo que em si é a atormentada continuidade do homem, o que, sem impulso, fica sob o coração, quase esperança sem nome.



Agustina Bessa-Luís in A Sibila

 Imperdível, comovente, grandioso...mais um "gol" da Literatura Portuguesa

4 comentários:

  1. A Agustina é poderosa. Difícil, mas poderosa de formas e de alma. Cada pequeno fragmento de palavras obriga a parar para pensar.
    Não me lembro deste texto, embora a Sibila tenha sido obra de leitura obrigatória nas escolas. Agora retiraram a Agustina e muitos outros GRANDES. Aindadeixaram Camóes, Eça, Vieira e o meu amor de há tanto tempo...PESSOA!
    Como tem passado, Gizelda? Sinto a sua falta lá...nos frutos e no outro ponto de encontro.
    Que grande coração o seu, pelos textos que selecciona.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ibel...

    Também tenho sentido falta de estar aqui, mas problemas de saúde da minha mãe me tiraram o pouco tempo que tenho.

    Porém, as coisas começam a caminhar bem e eu pude me deter em A Sibila, porque é uma obra incrível.Essas pessoas/autores que eu posto e outros tantos são reponsáveis pelo que eu sou.

    Minha vida social é muito pobre , mas há outras compensações.Estar com essas obras , lê-las e relê-las é uma delas.

    beijo...já estou indo ao Frutos.

    ResponderExcluir
  3. Gizelda,

    Lembro-me de algumas partes da Sibila que também li no liceu... e é sem dúvida uma escritora poderosa, como diz Ibel! Há tanto para desvendar em cada expressão e em contextos tão diferentes que é textualmente uma escrita rica e pungente...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Querida JB...

    É exatamente essa a sensação que tenho ao ler Agustina.Sem dar por mim, vejo-me envolvida por esse texto poderoso...

    beijo.

    ResponderExcluir