quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Uma reflexão ...em dó maior.



Depois de ter vivido uma vida bastante longa e atribulada, hesito em dizer quem sou, como sou, porque sou...Realmente , não sei.

Tenho uma dualidade muito peculiar,ambígua, sou acessível, porém introspectiva naquilo que me diz respeito.Não sou de palco, atuo muito bem nos bastidores e gosto de estar lá. Refletores e luzes , minha alma precisa deles, não meu corpo.

Refletir e estar sozinha fazem-me bastante bem , porque é nesses momentos que me reencontro seja lá para o que for. Se rememoro algo triste, tenho lágrimas suficientes para lavar a dor , e seguir em frente. Se é algo conflituoso e complicado que me aflige, respiro fundo, busco coragem sei lá onde e recomeço. Sou dura na queda.

Contar comigo é regra, talvez porque tenha aprendido, a duras penas, que colocar expectativas nos outros é um convite à frustração. Demorei uma vida para descobrir segredos simples que poderiam ter tornado minha travessia por esse mundo muito mais leve. Tarde, porém a tempo. Engana-se quem pensa que descobri o caminho para a felicidade, apenas aprendi a atenuar as dores e os percalços do caminho.

Algo que sempre me preocupou , desde que criei o blog, era o fato de me expor. Decidi que não o faria e fui buscar em maravilhosos textos - não meus-a cumplicidade que faltava para preencher os espaços vazios. Mas, há dois dias atrás, movida por um impulso inexplicável de trazer ao presente um ontem especial que é intrínseco na minha história, postei um texto íntimo e pessoal. Era de mim para mim, mas acabou sendo de mim para o mundo. Quando me dei conta, o particular se tornara público.

Percebo agora que essa auto-exposição não foi ontem. Nasceu com o blog em cada palavra,cada vírgula, cada pausa, cada imagem ,cada reticência, cada entrelinha, cada texto escolhido... Milimetricamente, com sutileza, como a uma colcha de retalhos fui sendo tecida ,dia após dia, diante de mil olhos atrás dessa tela e , talvez, diante de mim, por tudo o que escolhi dizer aqui. Isso não é um desabafo, não estou arrependida, não...é apenas uma constatação.

Sei, no entanto , que, desde ontem, deixei de ver meus amigos virtuais como letras, textos, nomes .Eles passaram a ser muito mais :presenças de Pessoas que vou procurar construir melhor no meu imaginário, do mesmo modo com que me vi, pelos sinais. E , pelo que já conheço de cada um, poderei iniciar uma feliz sinfonia coletiva , cheia de notas e cores:

Haverá Frutos de Mim e Mar nas Interioridades de Tons de Azul .A Flor da Vida receberá um Beijo à noite, e nos mostrará que É Tudo Igual . As Horas Rotas poderão trazer as Cartas de Tiro em uma Big bag of Dreams. Com Paz & Arroz faremos uma grande festa para a qual virão a Em@ e a Zambesiana. Tudo será iluminado por uma doce Lanterna Romântica, pontilhado por Searas de Versos e profundamente guardado nas verdes Planícies da Memória. E muito e muitos mais...

Outras notas e cores ainda virão ...e a música sempre se renovará, porque lá no âmago de cada um, todos os que estamos aqui, na blogosfera, somos e vivemos desassossegados.

29 comentários:

  1. Adorei seu texto, me emocionei bastante!
    Lindo! De grande sensibilidade e belas construções.

    ResponderExcluir
  2. Giselda, quando comecei a ler senti o texto como se fosse meu por partilhar dos mesmos receios e dúvidas.
    Confesso que me encantou a surpresa na parte final.

    Obrigada!

    Beijo meu

    ResponderExcluir
  3. Olá Gizelda!
    Meu comentário a este seu belo texto literário, será breve e certamente pouco rebuscado, tendo em conta que a minha habilidade para escrever ainda está embrionariamente muito precoce, no entanto desde já lhe quero dar os meus parabéns pela excelente prosa com que sempre nos presenteia e a cada dia nos surpreende sempre mais, e pela positiva!
    Obrigado, linda!

    ResponderExcluir
  4. Amiga, oi amiga linda! Olha, só te digo uma coisa, depois que comecei a escrever, renasci... E o teu texto ficou maravilhoso e muito emocionante! E me esplica essa surpresa aí do finalzinho...?! Mas não demora, fiquei ansiosa,rsr... Amei tudo isso!!!
    Carinhos... Bjsss

    ResponderExcluir
  5. estou com o olho cheio d'agua...incrível como me vejo em você, como me vejo aqui...desassossegada, sempre! seja nos textos que você escolhe a dedo ou nas palavras que você escreve...parece que é tudo sincronizado com o que estou sentindo..estamos mesmo na mesma sintonia e até mesmo, na mesma sinfonia...obrigada por tudo...se estou me descobrindo, grande parte dessa descoberta começou aqui com você...perto, mesmo estando longe. Posso dizer que te admiro, posso dizer até que te amo. Um dia vou alugar um carro e ir te visitar e dar ao vivo esse abraço que sinto toda vez que venho aqui!

    ResponderExcluir
  6. É tia Giza, independente do texto que a gente postar, a exposição ainda existe, pois reflete nossa forma de pensar, nosso sentimento no momento da postagem, enfim... Foi uma das razões que me fez pensar muito em iniciar a vida de blogueiro! Toda vez que me ponho a escrever, lembro do gosto à escrita e à leitura que vc me proporcionou nos tempos de colegial e me sinto honrado de hoje fazer parte desta sua linda sinfonia!
    Grande beijo e que Deus continue a Iluminar esse cantinho que é o Desassossego!

    ResponderExcluir
  7. Oi Tia Gi,
    Que texto lindo.
    Aliás todos eles me transportam para uma outra dimensão.
    Parece até que ouço a sua voz, narrando-os.
    Muitas saudades de vocês.
    Beijo na Cínthia, na Bisa e um enorme pra Sra.
    Alê.

    ResponderExcluir
  8. Milena...

    Feliz com sua chegada por aqui, espero que volte e fique.

    Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Querida Lídia...

    Acho que todos pensamos igual : até onde se pode ir nesse mundo novo e desconhecido?

    Quanto ao final, confesso que eu estou surpresa com os vínculos que criei com pessoas com as quais converso quase todos os dias.E deu naquela pequena homenagem.

    Que bom que gostou.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. Querido Homem de Campos...

    Aqui na terra somos todos aprendizes todos os dias. As vezes, em um dia especial, a gente vai além do que acredita ser capaz. É só, não mais.

    Mas, sua Lanterna Mágica está iluminando minha humilde sinfonia...pode ter certeza.

    Beijos. Obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Querida Flor...

    Sou como você...ler e escrever me enche de luz.Tanta , que até transborda. Acho que foi o que aconteceu.

    Quis celebrar novos amigos e o fiz da maneira que sei: com muito carinho.

    Beijos. Obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Gabi querida...

    Toda vez que vir aqui ou pensar em mim, sinta-se abraçada, pois eu faria isso pessoalmente se fosse possível.

    Pessoas como você me fazem acreditar que escolhi certo quando mudei meu caminho.Isso é, no mínimo,um presente especial.
    beijos , linda.

    ResponderExcluir
  13. Querido Mau...

    Muito bom que esteja aqui no Desassossego e na blogosfera, porque comunicar-se com pessoas especiais , seja lá de forma for, é muito enriquecedor.

    Estou tendo o privilégio de tê-lo duas vezes na minha história e isso é bom demais.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Querida Alê...

    Que bela surpresa!Você faz parte de momentos importantes das nossas vidas, tanto os felizes, quanto alguns bem tristes.

    Obrigada pelo carinho. Sinta-se em cas de novo.

    beijos.

    ResponderExcluir
  15. Gizelda,
    É curioso como muito do que escreveu acerca de si poderia eu escrever acerca de mim. E assim, aquilo que antes a distância tornaria inacessível, eis que, como num golpe de magia, a blogosfera aproxima. E é um prazer enorme partilhar o seu pensar.

    Um beijo, minha amiga.

    ResponderExcluir
  16. Gizelda, vc nem imagina como passei o dia esperando a hora de botar os olhos nessa sinfonia... E é realmente uma sinfonia .... um espaço de luz na confusão do nosso ser desassossegadamente vivente, sobrevivente.... ai, que delícia de carinho, como gostei disso.... suas palavras em minha alma caindo e me abrançando.... obrigada , minha amiga.... Que Deus ilumine seu caminho....milhões de beijos

    ResponderExcluir
  17. AC...

    Penso como você,e tem razão: a blogosfera nos aproxima e as afinidades suplantam as diferenças.
    Incrivel e maravilhoso!
    Não imaginei que isso poderia acontecer, mas felizmente aqui está.
    Beijos. Obrigada.

    Você, com certeza, é nota altissonante na minha sinfonia.

    ResponderExcluir
  18. Thaís querida...

    Dizem que atos falam mais que palavras, mas às vezes,pode-se contrariar a voz corrente. Sinto-me tão abraçada nesse espaço, que nenhum ato meu falaria mais e melhor tudo o que foi dito aí acima.

    Não conseguiria reunir essas Pessoas e abraçá-las, mas minhas palavras tem esse alcance.Você, sem dúvida, é exceção, porque posso fazer isso sempre e pessoalmente.
    Que maravilha!

    Beijos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  19. Gizelda,

    Conhecendo-a aqui neste mundo da blogosfera, este seu texto reforça ainda mais este elo, este sentimento (inexplicável) que criei no seu espaço onde muito gosto de estar.
    Sei que é um prazer enorme ler o que escreve, aliás sentir o que escreve e hoje neste seu texto senti-a, senti-me... Garanto-lhe que esse abraço, esse carinho é muito sentido deste lado e é realmente tão bom...
    Obrigada por nos oferecer a sua música, melodia encantadora em acordes soprados do seu ao nosso coração.

    Um grande beijinho, Gizelda!

    ResponderExcluir
  20. E... Obrigada por Paul Verlaine, um dos poetas franceses de que gosto muito.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  21. Desta vez, a emoção foi excessivamente forte, Gizelda, porque parece que captou o que eu senti quando resolvi criar o blog.A parte final é um rebuçado para todos os que já somos amigos de verdade,com afinidades de coração e de palavras.

    Beijinho e obrigada.

    ResponderExcluir
  22. Querida JB...

    Encontrar afinidades, cumplicidade, carinho,identificação, amizade na blogosfera tornaram meu 2010 especial.

    Quando abro o blog e os encontro aqui, tenho a impressão de que tudo está no seu lugar e que tinha mesmo que ser assim. Parece estranho? Costumo pensar em em você como se fosse minha filha, hoje, ouso dizer que, talvez, pudesse ser minha neta.Há um quê de juventude no que escreve e que eu não tenho mais.

    Não me pergunte porquê. Você já o disse : inexplicável. De qualquer maneira fico feliz que esteja aqui.

    Beijos. Obrigada.

    ResponderExcluir
  23. Querida Ibel...

    Concordo com você: o que era para ser afinidade de palavras, aproximou-nos pelo coração.

    Reitero o que já disse antes : tê-los em minha tela , hoje, equivale a tê-los em minha casa e em minha vida.

    Obrigada por, por um dia, ter aparecido por aqui.

    beijos.

    ResponderExcluir
  24. Gizelda
    Me encanto a cada dia com esse blog. Pois representa a alma, a essência, a sua verdade está aqui. O que deixa a impressão de já conhecê-la "intimamente". Adorei o texto. me encontrei um pouco nele "...Tenho uma dualidade muito peculiar,ambígua, sou acessível, porém introspectiva naquilo que me diz respeito. Não sou de palco, atuo muito bem nos bastidores e gosto de estar lá. Refletores e luzes , minha alma precisa deles, não meu corpo..."
    Sabemos que isso incomoda algumas pessoas.
    Que essa sinfonia inspire sempre as mentes, ouvidos e corações dos leitores que te acompanham.

    Bjussss.

    ResponderExcluir
  25. Oi, Zélia...

    É com imenso prazer que a recebo aqui no Desassossego. Obrigada pelas palavras carinhosas e gentis.
    Acredito que seja mesmo verdade o fato de a gente se lançar no desconhecido e encontrar pessoas com quem temos afinidades.Acho maravilhoso que aconteça.

    Espero que volte muitas vezes.
    beijos.

    ResponderExcluir
  26. Querida Gizelda
    Li-te , ouvi-te com atenção e carinho...Parece-me que percorremos um caminho em conjunto...Ah, se tivessemos sabido tantas coisas que hoje sabemos...teria sido mais fácil? Não! E a nossa aprendizagem? Foi feita na depedência, no medo, nas limitações e nas fraquezas que moldaram o nosso barro e hoje, graças a tudo isso...somos mais fortes e sabemos por onde caminhar. Colhemos a alegria de termos vencido tantas lutas, crescemos como pessoas, aprendemos a partilhar e melhor que tudo,tornamos melhor o espaço e o tempo que nos foi dado viver.
    Beijo carinhoso.
    Graça

    ResponderExcluir
  27. Querida Graça...

    Esse seu comentário poderia ser um parágrafo do meu texto,pois se encaixaria nele como uma luva. O melhor de aprendermos a partilhar espaço e tempo foi encontrar "com quem " partilhar,afinidades, afetos que foram se construindo.

    Estou muito feliz que você esteja aqui
    beijos. Obrigada

    ResponderExcluir
  28. Bom saber que faço parte desses acordes, sendo eles Vivaldi ou Rolling Stones... rsrsrs
    Na verdade fomos todos tão pescados por essa rede que tenta saciar nossas almas desassossegadas que esquecemos que não são nossas palavras que expõem quem somos e sim nossas ESCOLHAS...
    Delicinha pra minha alma fomentar essa sede que movimenta PAIXÃO!
    Bjs de carinho,
    Vamn

    ResponderExcluir