quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Só se ama uma pessoa de cada vez...


Já o disse em "Hiroshima Mon Amour": o que conta não é a manifestação do desejo, da tentativa amorosa. O que conta é o inferno da história única. Nada a substitui, nem uma segunda história. Nem a mentira. Nada. Quanto mais a provocamos, mais ela foge.

Amar é amar alguém. Não há um múltiplo da vida que possa ser vivido. Todas as primeiras histórias de amor se quebram e depois é essa história que transportamos para as outras histórias. Quando se viveu um amor com alguém, fica-se marcado para sempre e depois transporta-se essa história de pessoa a pessoa. Nunca nos separamos dele.

Não podemos evitar a unicidade, a fidelidade, como se fôssemos, só nós, o nosso próprio cosmo. Amar toda a gente, como proclamam algumas pessoas e os cristãos, é embuste. Essas coisas não passam de mentiras. Só se ama uma pessoa de cada vez. Nunca duas ao mesmo tempo.


Marguerite Duras, in 'Mundo Exterior



Só se ama -para sempre- uma pessoa.Mesmo quando tudo acaba, permanece. Uma dor fininha que vai e volta, mas que teima em ficar.Mesmo sendo só lembrança,é saudade legítima,profunda.A felicidade pequena que restou. As outras tornam-se companheiros, afetos transitórios,cúmplices, mas aquela que amamos é mesmo uma só.Para sempre.

23 comentários:

  1. Eiiii, Gizelda!!

    Concordo: minha experiência recente me ensinou isso. O problema é quando o amor único não dá certo, deixando-nos órfãos de nós mesmos. Bem triste.

    em tempo: obrigado pelas palavras tão carinhosas!! é mais força pra enfrentar meus desafios de agora.

    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Adriano...

    Só se aprende a viver, vivendo. Foi isso que, também, aprendi. Entretanto,as surpresas e aventuras do caminho à frente acabam por se reverter em novas realizações. Não tem segredo, é só a vida acontecendo.

    Sentir-se desafiado é perfeito. Vá à luta.

    Beijos, querido.

    ResponderExcluir
  3. Gizelda,

    Primeiro tenho de lhe agradecer, do fundo do coração, as palavras que me dirigiu no comentário no Interioridades. A poesia de AC é verdadeiramente sublime e eu coloco-a num patamar tão alto que os meus olhos e o meu sentir apenas a vislumbram. Se algum dia subisse ao topo desse patamar seria simplesmente para que o horizonte sentisse e gritasse a beleza dos seus poemas, mundo fora. Nos comentários que faço, apenas me limito, perante o que me chega ao coração a tentar traduzir as palavras da minha alma... :). E sim, gosto muito de brincar com as palavras! :) Muito obrigada, Gizelda!

    Segundo... também fico muito contente por a ter conhecido, uma vez que (e acho que devido à pertinência dos temas que aqui apresenta e da forma como os coloca assim livremente em cima da mesa, à forma como nos recebe quando aqui chegamos...) acho que tenho descido ao meu interior de forma diferente e escrever sobre isso, para mim é obra, uma vez que não costumo falar de mim, assim... Muito obrigada, Gizelda!

    Terceiro...
    Ando sempre a descobrir o que cabe nessa palavra "amar" ... Nos filmes, na poesia, na arte parece fácil ... na vida Gizelda... não sei que dizer para saber se "só se ama uma pessoa de cada vez". :)

    Fico sem palavras para lhe dizer a que ponto gosto des vir aqui e a que ponto agradeço o seu carinho. Por isso só posso dizer-lhe...
    Obrigada!

    Muitos beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Ah, Gizelda

    Nunca deixe de (des)olhar, pois fá-lo de forma extraordinariamente bela, e nunca é tade no coração!

    Um grande beijinho!

    ResponderExcluir
  5. Querida JB...

    Há 42 anos em uma sala de aula de literatura, o que tenho feito é amealhar palavras e textos que me formaram como pessoa.faço um trabalho de formiga , tentando formar leitores .Estou longe de ser escritora, mas sou uma admiradora profunda de quem é, os ilustres , os anônimos, os que detêm o poder da escrita me encantam.

    Há maneiras e maneiras de ser, assim como há palavras e palavras que se harmonizam e criam arte, a mais bonita, a mais sensível. E há pessoas que casam perfeitamente as duas coisas e tornam-se especiais, diferentes, porque são privilegiadas e nos privilegiam com sua presença.

    E a gente passa a sentir a presença delas no cotidiano, e como diz você , sentam-se e ficam fazendo parte de algo maior , o nosso afeto, mesmo à distância. Aqui entra você.

    Por isso, estou muito feliz porque você sempre vêm.E porque sempre posso ir...

    Beijos, querida e muito obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Gizelda,
    Venho, mais uma vez, sentar-me um pouquinho à sua mesa.
    O tema, desta vez, mexe com clichês, ideias feitas com a ajuda, muito provavelmente, do cinema e de uma certa literatura.
    Do que nos traz de Marguerite Duras, embora goste muito dela, não sei se concordarei com tudo. Mas serve de mote à questão central, que é o que interessa para o caso.
    Olho para o título do post e sou levado a concordar com a sua escolha. Também eu penso que só se ama uma pessoa de cada vez. Mas podemos amar muitas vezes, que é o que acontece com muitos. A esse propósito, trago para o debate o referido por Isabel Allende num dos seus livros: “Talvez a gente esteja no mundo para procurar o amor, encontrá-lo e perdê-lo, muitas e muitas vezes. Nascemos de novo a cada amor e, a cada amor que termina, abre-se uma ferida. Estou cheia de orgulhosas cicatrizes.”
    Cada pessoa vai construindo a sua história, com envolvimentos diversos ao nível do amor. Mas, se para uns existe a convicção dum amor para a vida, não me repugna, de forma nenhuma, a opinião da escritora chilena.

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  7. Querido AC...

    O que sabemos do amor? O que sei eu do amor?
    Generalizando, usando clichês , todos ousam defini-lo, mas cada um o sente a seu modo , mesmo que não exteriorize.
    Adoro Isabel Allende, de quem tenho inúmeras obras, algumas , inclusive , relidas mais de uma vez. Também acho que amamos várias vezes,a vida é longa, a intensidade com que o amor acontece é breve.

    Mas-para mim- o grande amor é um só, para sempre. Aquela epifania, aquele alumbramento não se vão, mesmo quando ele parte .Há alegrias, mais superficiais, efêmeras, porém "aquele" permanece como essência e volta em ondas e nos alimenta. Não é triste, pelo contrário, é sublime .Penso mais... essas histórias de amor não terminam aqui. Ainda temos o infinito onde podemos reencontrá-las , um dia.E somos gratos por, um dia, tê-lo atingido. Claro, isto é pessoal. Acredito que para Duras também o foi.

    Beijos. Obrigada por estar aqui.

    ResponderExcluir
  8. Gizelda,

    Há um selo (desafio) à sua espera no meu blogue.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  9. Gostei da visão aqui expressa.

    Bom texto!

    L.B.

    ResponderExcluir
  10. Querida JB...

    Feliz e feliz, estou indo buscar meu desafio.

    Obrigada.

    beijos e beijinhos.

    ResponderExcluir
  11. Lídia...

    Foi um prazer tê-la aqui.

    Obrigada. Volte sempre.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  12. Freud com ironia dirigida ao dogma cristão amar ao próximo como a ti mesmo diz ser um amor uma moeda muito valiosa que não damos a qualquer um. Não gosto de ver o amor como uma espécie de doença que conservamos, quando não mais o experienciamos. O amor é incompatível com a promiscuidade, mas não pode calar-nos a alma para novas experiências. Manter aberta as janelas da alma para que o passarinho que traz presa ao bico a "Flor Azul" (símbolo da inspiração)nos revisite é indispensável para que conservemos nossa vontade de vida.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Bruno, querido...

    Seu comentário é pertinente,mas as portas e janelas não estão fechadas. Estão, sim, abertas para outra generalidade de amor.A flor pode ter outras cores,o pássaro as escolhe pelo perfume...

    Não há doença. Há lembrança boa que, por ter sido vivida, persite. Muito nos acontece no transcorrer da vida, mas há algumas coisas que são únicas, o GRANDE amor, por exemplo.

    Para mim, isso é real. Não há sofrimento, pelo contrário, há uma sensação indizível de ter sido premiada com essa vivência.

    Beijo. Obrigada pela presença.

    ResponderExcluir
  14. Gizelda,
    Habituei-me a vir a este espaço, onde encontro sempre um ambiente sereno, acolhedor e de respeito pelas diversas opiniões, e não quero, de forma nenhuma, prescindir disso. Sinto-me bem aqui e pronto! É que há poucas anfitriãs como a Gizelda, e isso faz toda a diferença.
    Nesta postagem defende, convictamente, a existência de um único, o GRANDE AMOR. Se quer que lhe diga, até me agrada essa ideia, pois esse conceito é deveras aliciante. Mas – e compreenderá isso – não posso iludir as minhas convicções. Aliás, quando falamos delas, só nos vinculam a nós, nada mais. E, com todo o respeito, tenho para mim que, enquanto para uns é válida a concepção do tal grande amor – por razões várias, que apenas terão a ver com as vivências e convicções dessas pessoas – para outros tem toda a validade o conceito de amores diversos, que se vão encontrando à medida da dimensão do percurso de cada um.
    Quem tem razão? Isso, para mim, é o menos importante. Importa, isso sim, reconhecer que cada pessoa é una no seu percurso, nas suas aprendizagens, o que condiciona a sua receptividade quanto a este assunto. Em suma, cada um tem as suas convicções, e é nessa perspectiva que as coisas têm que ser vistas.
    Gizelda, posturas como a sua são deveras importantes pelo exemplo que dão na sua forma de estar na vida, no caso no mundo da blogosfera. Assim sendo – e servindo-me do que li no seu último post, onde confidencia que gosta muito de sentir o borbulhar do champanhe – atrevo-me a levantar a taça e dizer:
    - Saúde, Gizelda!

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  15. Saúde, AC...

    Meu querido...a vida seria monótona e insípida se todos fôssemos e pensássemos iguais.A experiência que cada um amealha é única, o que nos torna diferentes.Que maravilha amar perdidamente tantas vezes quantas for possível!( Humm...isso é Florbela Espanca...eu quero amar perdidamente...), mas,

    O blog é um lugar de encontro com Pessoas( com P maiúsculo...)a quem admiramos , que aprendemos a conhecer e respeitar,com quem partilhamos ideias e de quem discordamos, eventualmente ( por que não?), e que nos ensina bastante.

    Enquanto isso vamos tomando champagne...muitas Tim...tim...Continuemos com nossos encontros..."A vida é a arte do encontro ,embora haja tanto desencontro pela vida.' ( Humm...agora é Vinicius)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Esse poste em especial me fez refletir tantas coisas... saudades de uma época passada, remorso de decisões outrora tomadas, incertezas e duvidas eternas. Como seria bom se pudessemos voltar no tempo e termos novas chances!

    ResponderExcluir
  17. Minha querida filha...

    Acho que você é jovem demais para estar desencantada. Você ainda vai conhecer aquela pessoa especial,olho no olho, e que faz seu coração cantar. Desejo do fundo do meu coração que isso aconteça.

    Podemos ter saudades, incertezas, dúvidas, mas remorso...não.Quando tomamos decisões , fazemos escolhas sem saber quais serão as consequências. Quando elas surgem , temos que domá-las porque a vida é um rio, caminha para frente, tem trechos muito calmos e outros de cacheiras violentas; tem curvas com paisagens lindas e e pedras ponteagudas no fundo.

    Isso é sempre.Gostaria de tê-la poupado de muitas coisas, mas a vida não aceita intermediários. cada um tem que viver sua história.

    Beijos. Seu prícipe deve estar em Paris.

    ResponderExcluir
  18. ola eu namorei 5 anos a minha namorada dizia que me amava muito nunca ia me deixar e derrepente agente começou a brigar ,brigar,e ate então um dia ela chegou para mim e me disse eu não te amo mas não sinto mas nada por vc so carinho ali foi meu fim do mundo,não sei mas oque fazer minha vida esta em choque!!

    ResponderExcluir
  19. Oi, anônimo...

    Uma pena dirigir-me a você sem nome, mas sofrer por amor não e exceção. É regra. A gente ama sem querer e o amor do outro é incontrolável. Não temos como segurá-lo.Mas,a vida dá voltas. Se ela for destinada a você, haverá o reencontro.Quando? Ninguém sabe...

    Acalme-se.Um dia de cada vez.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. ola nossa a dor da perda é muito grande!!! eu amo muito não sei mas oque fazer minha vida esta descontrolada estou sem destino não sei para onde ir oque fazer,fico sem dormir choro não como direito peço muita ajuda a deus!!! obrigada por tudo

    ResponderExcluir
  21. como pode alguem amar e depois de um mes dizer que não quer mas nada porque não sente mas nada so carinho pormim!! como pode isso???

    ResponderExcluir
  22. olha desculpa estar passando mas uma vez éque a unica pessoa que eu tinha que me dava apoio,forças para lutar na vida era a pessoa que disse que não me ama mas. são 4horas da manhã não consigo dormir não sei oque fazer!!!!!minha vida esta sem sentido!!!

    ResponderExcluir
  23. Só agora li seus dois últimos posts e só posso lhe dizer que todo mundo sofre, quando ama.

    Mas, Junior Pedro, há vida feliz além das dores.Isso vai passar e , se ela for a pessoa do seu destino, ela voltará.

    Beijo.

    ResponderExcluir