quarta-feira, 4 de agosto de 2010

De novo e sempre.



Esse não é um blog para contestações,notícias,problemas sociais e outros.
Todos os que visitam o Desassossego sabem que eu fujo de polêmicas , porque já perceberam que não consigo "fazer de conta que está tudo bem" , quando não está.

A Educação no Brasil vive à deriva não sei há quanto tempo e parece que vai continuar.

Há aproximadamente um ano houve uma vergonhosa fraude no Enem que, obviamente, ninguém sabe como acabou. Eis que às vésperas de nova prova,a bagunça recomeça. Quem garante que é - ou será- só esse o vazamento de dados?

Quando é que o Brasil vai descobrir que futebol e olimpíadas congregam esportes notáveis, mas que Educação e Saúde são prioridades?

Sinto vergonha ao ler essa reportagem e lamento que o país não se manifeste veementemente a respeito.

Pobre Brasil!

MEC confirma vazamento de dados de inscritos no Enem

04 de agosto de 2010 • 10h03 • atualizado às 10h34

O Ministério da Educação confirmou nesta quarta-feira, 04, o vazamento de dados de 11,7 milhões de estudantes que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2007 e 2009. Informações como o nome completo do aluno, o número da inscrição, a carteira de identidade, o CPF e o nome completo da mãe do candidato ficaram com acesso livre na tarde desta terça-feira.

De acordo com a nota publicada nesta manhã, os dados dos inscritos ficam armazenados em banco do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e são colocados em uma área reservada do site, liberada apenas para as instituições de ensino superior e secretarias de Educação que solicitarem as informações.

As instituições se comprometem a não divulgar os dados dos alunos e precisam de um nome do usuário e senha para ter acesso às informações. O acesso à área reservada do site do Inep está bloqueado e a direção do instituto informou que vai apurar as causas e as responsabilidades pelo vazamento dos dados
Terra on line

3 comentários:

  1. Gizelda,
    Concordo plenamente consigo quando diz que a "Educação e Saúde são prioridades" (e olhe que eu também gosto muito de desporto!) mas o mal é geral! Como já presenciamos o mundo pára em volta do futebol mas não pára quando todos os dias há crimes e injustiças abismais, que cavam cada vez mais o fosso em que todos nos vamos enfiando, lentamente!!!
    Ainda ontem falava no blogue do Zé Caldeira da burocracia computarizada, a propósito do post que o Zé escreveu sobre (Des)organização! E nem de propósito, leio agora este assunto sobre o vazamento de dados, ...
    É uma lástima sentir que, ao nível da Educação (...), tal como no Brasil, andamos ora para um lado ora para o outro ( e isto quando comseguimos acompanhar as alterações!), na luta quase individual (ou unida simplesmente com os colegas com quem vamos trabalhando) de mantermos a nossa dignidade profissional, porque acredito que a prioridade são os alunos!

    Bem, Gizelda, "prometo" trazer um cafezinho ou um chá porque palavra puxa palavra e... vou ficando "desassossegada"!:) E é um prazer!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi, JB...

    Não é preciso café ou chá, sua presença é o melhor estimulante.Muito bom ter você aqui.

    Normalmente evito escrever sobre determinados assuntos, porque acabo extrapolando quando fico indignada.Mas, hoje, não deu. Quando me deparei com a notícia de nova fraude na Educação, achei que era meu dever postar para não parecer omissa.

    Há momentos em que acho que devia " sossegar" um pouco, mas isso só vai acontecer quando eu me despedir do mundo dos vivos...

    Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo, Gizelda. Eu também acho que ando há demasiado tempo "sossegada" e só espero conseguir e ter coragem para me ir mantendo assim mais acordada, mais viva para a vida e para os problemas que giram á nossa volta.

    Mesmo insistindo, às vezes as forças vão falhando, a indignação instala-se e ...

    É muito bom sentir a sua presença e partilhar momentos de desassossego!

    E obrigada também pelas suas palavras tão gentis.

    Beijinhos

    ResponderExcluir