domingo, 1 de agosto de 2010

As duas faces da inveja.



Aqueles que são invejados entristecem-se com o rancor que sentem à sua volta; se são orgulhosos, por receio de algum prejuízo; se generosos, por compaixão dos que invejam. Mas depressa se alegram: se me invejam, isso quer dizer que tenho um valor, dos méritos, das graças; quer dizer que sentem e reconhecem a minha grandeza, o meu triunfo.

A inveja é a sombra obrigatória do gênio e da glória, e os invejosos não passam, de forma odiosa, de admiradores rebeldes e testemunhas involuntárias. Não custa muito perdoar-lhes, quando existe o direito de me comprazer e desprezá-los. Posso mesmo estar-lhes, com frequência, gratos pelo facto de o veneno da inveja ser, para os indolentes, um vinho generoso que confere novo vigor para novas obras e novas conquistas.

A melhor vingança contra aqueles que me pretendem rebaixar consiste em ensaiar um voo para um cume mais elevado. E talvez não subisse tanto sem o impulso de quem me queria por terra.

O indivíduo verdadeiramente sagaz faz mais: serve-se da própria difamação para retocar melhor o seu retrato e suprimir as sombras que lhe afetam a luz.

O invejoso torna-se, sem querer, o colaborador da sua perfeição



Giovanni Papini, in 'Relatório Sobre os Homens'


Das fraquezas humanas talvez a inveja seja a mais sórdida.Invejar o outro é reconhecer-se inferior.Não há como se proteger de um olhar invejoso, que constrange profundamente quem é alvo dele.Segunda face da inveja? Não. Ela tem uma só: rancor.

17 comentários:

  1. A Gizelda vai pondo o dedo na ferida da imperfeição humana, sempre em prol da tal reflexão que faz parte do seu (bom) desassossego.
    Desta vez traz-nos a inveja na ementa, mas vou pedir escusa para a comentar. É que, desta vez, não me posso sentar (ai a pressa, e eu que tanto a critico!) pois há umas paisagens à minha espera. Até breve!

    Beijo

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Tia Giza, se me permite, eu gostaria de dizer que existem situações que a inveja não é ruim. Eu irei explicar. Penso que a inveja pode ser boa, não quando resulta no constrangimento do próximo, mas quando nos leva a buscar uma melhora no nosso ser. Será que eu me fiz entender?! Ou fui muito bagunçado no meu escrever? Hehehe...
    Bom, qualquer coisa eu volto aqui e tento elucidar com alguns exemplos palpáveis!
    Fique com Deus.
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  3. Gizelda:
    Parabéns pelo post.
    na minha opinião,a inveja é sempre negativa. não acredito em inveja boa.
    e a inveja é muito perigosa, podendo causar muitos danos, porque, normalmente, usa todas as armas para destruir quem inveja. o invejoso não quer ser igual ao invejado e assim suplantar aquilo que o diferencia. o invejoso quer o que o invejado tem, nem sequer lhe dá hipótese de dividir com ele o objecto da inveja.
    ...
    deixo-lhe um beijo

    ResponderExcluir
  4. Olá amiga! Seu texto é muito sábio e verdadeiro!
    Li, senti, e absorvi a profundidade do que quis
    nos passar através dessas palavras... Amo te ler! Aplausos a ti!!! Carinhos a você... Bjsss

    ResponderExcluir
  5. Vim parar aqui pela mão da JB e adorei. Os sentimentos deveriam ser sempre altruistas mas, a inveja, é verdadeiramente, um sentimento inferior.
    Parabéns
    Caldeira

    ResponderExcluir
  6. Você sempre é gentil e elegante AC...

    O Desassossego ficará à espera de que você volte e se sente para uma conversa mais longa.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Querido Mau...

    Queria ser tão benevolente como você, mas não acredito , nem aceito inveja sob hipotese alguma.

    O invejoso suga a energia positiva do invejado, "puxa-lhe o tapete" quando ele menos espera, enfim não quer ter igual, quer ter o que é do outro.

    Desejo que nunca haja uma pessoa dessas ao seu lado.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Em@...
    não acrescentaria nem uma palavra ao seu perfeito comentário.É exatamente o que eu penso desse sentimento tão mesquinho.

    Beijo. Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Flor...

    É muito bom tê-la aqui para partilhar textos e opiniões.

    Obrigada, querida.

    ResponderExcluir
  10. Zé...

    Uma bela surpresa sua vinda. Espero que volte.Estarei retribuindo a visita.
    Obrigada.

    beijo.

    ResponderExcluir
  11. Gizelda,
    também não suporto a inveja. Vi esse ácido corroer mentes inteligentes e almas sensatas... Mas, infelizmente, não creio que o invejoso tenha espelhos para se ver e se redimir,e se ,por ventura, isso acontecesse, O Retrato de Dorian Gray não repousaria tanto nas estantes das casas e bibliotecas.Mas a vil aparência continua sendo confundida com essência...
    mil beijos, minha amiga...

    ResponderExcluir
  12. Este tema deixa-me "de rastos". Gostava imenso de falar dele, se calhar até me sentiria melhor... Mas é demasiado doloroso pessoalmente por situações que tive de "encarar"...
    Gizelda, fico mesmo por aqui, mas continuo a achar que os temas que apresenta são uma delícia para a reflexão humana, para a partilha do nosso Ser, para opinarmos e nos questionarmos.
    Fico muito contente por poder fazer parte deste seu "Desassossego"!

    Um grande beijinho

    ResponderExcluir
  13. Gizelda,
    Continuo a ver as tais paisagens, e tão depressa não as largarei. Valeu-me que alguém tivesse a amabilidade de me ceder o seu portátil para aqui dar um saltinho. Fica, no entanto, a constatação de que o tema foi bem tratado pelos comentaristas.
    Numa das suas réplicas, chamou-me a atenção a expressão "O invejoso suga a energia positiva do invejado...". Ora, por associação de ideias, isso poderá levar-nos a uma questão que extravasa o âmbito desta, mas que é igualmente aliciante: as pessoas que se alimentam da energia dos outros. Creio que também daria uma conversa interessante, não acha?
    Vou continuar a "paisajar" por uns tempos, e nem sempre haverá um computador acessível. Mas, sempre que puder, darei aqui um saltinho, pois é sempre um prazer ler o que escreve.

    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Thaís...

    Acredito que seja algo mais profundo que aparência.E o pior é que o invejoso é sempre alguém próximo de nós.

    beijos.

    ResponderExcluir
  15. JB...

    Entendo-a , perfeitamente. Também já fui vítima, algumas vezes, de pessoas muito próximas e que me magoaram bastante.

    Entretanto , diz o ditado : os cães ladram e a caravana passa.

    Volte sempre. Adoro ter você aqui.

    beijo.

    ResponderExcluir
  16. AC...

    Não há nada melhor do que arejar a alma com lindas paisagens. A gente se renova.

    Aproveite bastante suas andanças...

    Beijos.Obrigada.

    ResponderExcluir
  17. EStou sentindo na pele tudo isso,Gizelda vc diz claramente tudo sobre esse ser inferior, ele destroi o invejado. Neste momento meu coração está endurecido e chegoa desejar que o invejoso destruidor se consuma no próprio veneno.
    Carinho pra vc e bjs

    ResponderExcluir