sexta-feira, 23 de julho de 2010

O que é sorte?



“Com sorte, você atravessa o mundo. Sem sorte não atravessa a rua”

Nelson Rodrigues

Será?...

11 comentários:

  1. Ah, Gizelda, mais um belo tema para tratar em volta da mesa.
    Talvez pudéssemos começar com uma tentativa de definição: sorte é estar à hora certa no local certo. Mas seria apenas o ponto de partida, pois o tema é mais profundo do que aparenta à primeira vista.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. AC...vamos passar dias e noites ao redor de uma mesa discutindo tudo que tem ficado sem resposta.

    Acho que concordo com você, estar no lugar certo e na hora certa é mesmo muita sorte.Mas , estar lá depende de uma escolha e então...

    Ah! é muito complicado explicar a vida. Mais fácil vivê-la sem questionar nada.Mas, quem é que consegue?

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Há quem chame o problema de oportunidade ! Sorte, para mim , é ter vcs por perto!!!!
    mil beijos, Gi!
    Saudade!!!

    ResponderExcluir
  4. Hummm.... Eu acredito que sorte é se reconhecer quem se é... e usufruir de tudo o que a vida nos apresenta...
    Também é uma sorte ter alguém que nos apresenta novos olhares sobre o humano!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Será que oportunidade é sorte? Não seria sorte a gente saber reconhecê-la quando aparece?

    Beijos, querida Thaís.
    Que bom que você voltou!

    ResponderExcluir
  6. Pois é,Vanessa...isso é mesmo tema para muita conversa, provavelmente sem uma resposta definiva ou única.Mas...

    acho que sorte também é ter amigos como vocês que me abraçam, cada vez que postam aqui.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Não resisto e... deixo mais uma achega. Creio que quando falamos da sorte (ou do azar) a tendência é pensar no destino, no acaso... Mas estou convicto que muita da suposta sorte (ou azar) que vamos encontrando na vida tem a ver com a forma como estamos nela: com as expectativas que vamos criando, com o que fazemos para as realizar, com a forma como nos harmonizamos com o que nos envolve... No fundo, o conceito de sorte tem a ver com uma parte de nós que é inexplicável, que ultrapassa a nossa capacidade de abarcar o mistério da vida.
    Para entender este conceito, teríamos que estar atentos às sinergias dos outros, ao impacto que eles têm na nossa vida...
    Gizelda, este é mesmo tema para discorrer em volta da tal mesa, que eu imagino sendo dirigida pela sua tranquilidade.

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Aproveitando o debate em aberto, digo que sorte é não ter dinheiro para o pão e encontrar uma moeda no chão. Sorte é estar atrasado para o trabalho e nesse dia o chefe não estar. Sorte é o que nos livra do embaraço e da desgraça, tenha ela o nome e a forma que tiver. Azar é estar a ganhar por 1-0 e sofrer um golo no último segundo de jogo. Azar é percorrer o mundo sem percalços e ser atropelado no regresso a casa. Azar é o que nos conduz ao embaraço e à desgraça, tenha ela o nome e a forma que tiver.

    Não há volta, contorno ou caminho para se evitar a sorte e o azar, o que existe é a capacidade de aceitar os factos e de os reconhecer tal como eles acontecem. Muitos poderão dizer - não é assim tão simples e linear - eu diria que é, pois posso estar no sítio certo à hora certa e mesmo assim perder a oportunidade.

    Beijinhos :)

    ResponderExcluir
  9. Querido AC...

    Adorei seu retorno, apimentando um pouco mais o assunto.
    Acho que o que você afirmou tem tudo a ver : a sorte tem que nos bafejar duas vezes ao mesmo tempo, em relação a nós próprios e àqueles com os quais interagimos.Embora a gente não se fixe no fato, somos reféns do meio em que vivemos e sorte é conseguir harmonizar essa convivência, independente do que façamos.Ao acaso ou não.

    Afinal, quantas coisinhas não nos acontecem todos os dias sem que nos demos conta e que nos beneficiam. Isso é sorte.Só não as valorizamos porque ficamos à espera da " sorte grande" e perdemos as pequenas rotineiras.

    Foi sorte um dia você ter vindo até aqui e ficado.Ah!foi...

    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. Helga querida...

    Acho que o último parágrafo do seu post disse tudo : não há como evitar ou contornar sorte ou azar.Tem-se que aceitá-los e continuar.

    Não se sabe quem ou como são os escolhidos,mas, indiscutivelmente há pessoas para quem a vida flui melhor e mais fácil.Sorte?...talvez.Há mistérios insondáveis que podemos discutir , mas dificilmente desvendar.

    Vou repetir o que já disse aí acima: em uma blogosfera tão vasta foi uma sorte que você chegasse até aqui.E pemanecesse...

    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Querida Gizelda,

    Talvez tenha sido apenas um acaso. Ás vezes as palavras são como ímans e atraem outras palavras, que traduzem a mesma forma de pensar, mesmo quando pensam diferente. Creio que estive no sítio certo á hora certa e não perdi a oportunidade. Felizmente! Foi sorte? Talvez... eu prefiro chamar-lhe bênção.

    Beijinho :)

    ResponderExcluir