sexta-feira, 9 de julho de 2010

Sonhos da vida inteira.



...o Kramer apaixonou-se por uma corista que se chamava Olga. por algum motivo nunca conseguiam encontrar-se.ele gritava passando pela casa de Olga, manhãzinha (ela dormia): Olga, Olga, hoje estou de folga! mas nunca se viam e penso que ele sabia que se efetivamente se deitasse com ela, o sonho terminaria. sábio Kramer. nunca mais o vi. há sonhos que devem permanecer nas gavetas, nos cofres, trancados até o nosso fim. e por isso passíveis de serem sonhados a vida inteira.


Hilda Hilst, Estar sendo. Ter sido.

O que nos impusiona vida afora é realizar algo. Sonhos, especialmente. Quando eles se tornam reais, urge substitui-los, sob pena de afundarmos em solidão. Sim, é isso, a maior companhia de alguém é seu sonho mais precioso, mesmo que nunca se realize.

8 comentários:

  1. Gizelda,
    Como sempre, trouxe-nos algo merecedor de reflexão, fragmento aparente daquilo que nos constrói...

    "...há sonhos que devem permanecer nas gavetas, nos cofres, trancados até o nosso fim. e por isso passíveis de serem sonhados a vida inteira."
    Hilda Hilst

    É um conceito que pressupõe sabedoria de vida, de alguém que já viu correr muita água debaixo das pontes. Faz mesmo lembrar aquele ditado popular "Mais vale um pássaro na mão, que dois a voar". Para quem gosta de segurança, este conceito é o ideal. Mas... será que não há nada para lá do sonho? Serão apenas quimeras, uma mão cheia de nada?
    Quem for pela segurança, nunca o saberá. E, levado o conceito ao extremo, tenho para mim que, a ser seguido, ainda viveríamos nas cavernas.
    Dito isto...

    Beijo

    P.S. A ideia do bate papo em volta de uma mesa começa a ser cada vez mais atraente. É que a Gizelda sabe mesmo lançar os dados... :)

    ResponderExcluir
  2. Gosto do seu espaço, da forma tranquila como as coisas são apresentadas. Por isso voltei, para acrescentar um novo dado: o conhecimento dos nossos limites. Aí, a argumentação apresentada no meu comentário anterior deixa de ser tão pertinente. Mas, sabe, a forma como apresenta as coisas nunca permite um comentário ligeiro. E ainda bem. Talvez essa seja uma das razões para eu gostar tantos dos seus DESASSOSSEGOS.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Quanto ao primeiro comentário...

    AC...vc resvalou para uma discussão muito maior do que a proposta : o ideal e o possível.Acredito que para lá do sonho há ...outro sonho ou o vazio. Coisas concretas são alegria, não felicidade.

    Aff!...isso é problema para muita polêmica, mas temos tempo e espaço, não é?

    Quanto a dados, sou péssima jogadora...Talvez valha um blefe no poker (rs).

    Beijos. Obrigada por me desafiar.

    ResponderExcluir
  4. Quanto ao segundo comentário, levando-se em conta que você,AC, não leu a resposta ao primeiro.

    Passei a vida transitando entre autores e obras magníficos que preencheram meu "eu" de perguntas , mas ,a maioria delas sem respostas.

    Acho delicioso postar aqui e em outros blogs e ter retorno, pontos de vista tão diferentes e tão ricos que me abrem outras perspectivas. Você foi um real ganho nesse ano em curso, pode ter certeza.

    Quanto ao Desassossego, depois que o conheci em F.P. nunca mais consegui sossegar em lugar algum e de jeito nenhum.

    Beijos. É ótimo tê-lo aqui.

    ResponderExcluir
  5. Se me permitem lançar os dados sobe a mesa, eu defendo mais a teoria de que é a fantasia - e não o sonho tornado realidade - que desilude. Kramer tinha um fascínio por Olga, ela era como uma fantasia para ele. Por isso ele nunca ousou torná-la real, pois perderia todo o seu encanto. Creio que o sonho é um desejo superior, um desejo que poderá igualmente desiludir, pois na maior parte das vezes desejamos o que não conhecemos, ou o que não temos, logo quando somos confrontados com a realidade, muitas vezes não sabemos como lidar com ela e surge a desilusão, a frustração.

    Beijinhos e continuação de bom debate :)

    ResponderExcluir
  6. Você é sempre oportuna e bem-vinda,Helga, e concordo com o fato de que Olga só era perfeita porque uma fantasia, o tal sonho.
    Se tornada real, Kramer ficaria frustrado, porque fantasias costumam ser mais satisfatórias que a realidade.Seria por que nelas podemos extrapolar?

    De qualquer maneira, você lançou os dados muito bem.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Puxa.... que pirueta no desassossego ! Todos sonhando muito! Que medo, que coragem... que fim teremos? Quero também queimar um pavio, não sou boa com cartas , com jogos.... Será? Bem, apenas essa carta.... Mas se sonhos forem para as gavetas, frustrações chegarão aos olhos e nunca mais o olhar... Há de existir uma pequena margem de possibilidade para o real, afinal o sonho tem que arder para se eternizar...

    ResponderExcluir
  8. Querida Thaís...

    Sonhos em gavetas não quer dizer esquecidos, apenas perpetuados, uma vez que "quando eles ardem", queimam e viram fumaça...Aff!

    Isso é discussão que nunca terá fim...rs.Felizmente cada um tem "seu" sonho.

    Beijoooos.

    ResponderExcluir