quarta-feira, 10 de março de 2010

Magia e alumbramento.


O gato Malhado e a andorinha Sinhá


A vida flui em ciclos que se abrem e se fecham,e embora nunca tenhamos a exatidão do que foram para nós, deixam marcas, influências, tristezas, alegrias.Às vezes, passam-se anos e anos sem que nos demos conta de algo que nos aconteceu, que deixamos passar por imaturidade, falta de visão, até ausência de poesia no modo de olhar o tempo, o precioso tempo.

Mas, tudo, absolutamente tudo está no seu lugar , esperando a hora de acontecer, sem porquês, apenas porque era milimetricamente planejado para ser nosso, não importa quando,nem onde.

Assim redescobri- ou descobri- , no final do ano, a mágica poesia de " O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá". Tenho certeza de tê-lo lido ,mas não devia ser o momento.Uma fada o trouxe até mim, porque fadas, como dizem as crianças, povoam nosso cotidiano, apenas não sabemos reconhecê-las.Nesse ano, uma cruzou o meu caminho e se mostrou. E eu, felizmente,fui tocada por ela.Em tempo.

Livro para crianças???? Engana-se quem pensa que é, embora só a sensibilidade infantil da nossa alma possa captar magia e alumbramento.

Para quem havia passado um final da semana relendo e analisando "Ensaio sobre a cegueira", sem dúvida , a obra é o bálsamo.É ver depois de estar cega.Saramago é genial, mas o texto de J.Amado é puro deleite.

Que presente para um filho, ao nascer, ter ganho essa história!E que epifania reconhecer que Jorge Amado, para quem a critica (?) literária torceu o nariz tantas inumeráveis vezes a está contando para os anjos.

Enquanto estou por aqui, vou resgatar outras preciosidades que se perderam de mim.Preciso prestar mais atenção ao que me cerca, ignorar sapos que se fingem de príncipes e recnhecer que recebi alguns presentes tangíveis nesse tempo mau que passou.

Gizelda...absolutamente em paz.

5 comentários:

  1. Gizelda, não conheço essa obra, mas confesso que depois de ter lido as suas palavras fiquei com muita, mas muita vontade de conhecer.
    Pessoalmente também gosto de reler livros que li em tempos e reparar o quanto a minha opinião sobre o mesmo mudou, a forma como o compreendo melhor ou mesmo constatar que a magia continua a mesma, como no primeiro dia que o li.

    Beijinhos :)

    ResponderExcluir
  2. Meus comentários são sempre iguais, porque toda vez que venho aqui me inspiro, sorrio e fico bem!
    =)
    Antes de elogiar-te por qualquer coisa, mais feliz ainda fiquei depois de ler: GIZELA, ABSOLUTAMENTE EM PAZ!

    Eu amo seu cantinho! Você é uma mulher e tanto.
    Estou sempre por aqui, viu?
    Beijos enormes
    Tassi

    ResponderExcluir
  3. Vc vai gostar dela, Helga.
    É uma encantadora história de um amor improvável, porque não há amor impossível.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Tassi...
    Já estava com saudade de vc por aqui. Também ando pelos seus "neurônios" e que neurônios!!!!Muito mais que oxigenados...rs.Mas, gosto mutio da sua ousada juventude.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Gizelda, passei só para agradecer o seu comentário ao 'Prazer e o tédio' e tal como prometido, foi com muito prazer que lhe respondi.

    Beijinhos :)

    ResponderExcluir