domingo, 13 de dezembro de 2009

Fronteiras são freios.


O conhecimento tem sido responsável pela "quebra" de fronteiras que o ser humano realiza,hoje.Pensar, pressupunha,outrora,desejar,querer,ansiar.Agora, significa realizar.Fácil acreditar que o mundo não tem limites para quem ousa e cria.

Um breve olhar através do tempo mostra-nos o homem pressionado por uma fronteira moral,vivendo uma realidade dúbia: o que ele pensava estava longe de ser uma realização.O medo,a incerteza, o julgamento social o atemorizavam e o deixavam à mercê de em comportamento tímido,até enrustido.Isso em nome da moral.Mas o que é essa moral que tanto constrange as pessoas?

Identificam-se como moral os valores intrinsecos e extrinsecos que regem a personalidade no contexto em que está inserida.E , por isso, o individuo moralmente equilibrado comporta-se de acordo com o esperado.Comportava-se...porque a globalização ,ao derrubar fronteiras físicas,o fez ainda no tocante às fronteiras morais. Pode-se perfeitamente ser um em um espaço,e outro, no mesmo momento, em diverso lugar.Isso é positivo? Negativo?

Até que ponto é preciso observar limites? Eles devem existir?

Devem, precisam existir sempre.Fronteiras são freios.Modo definitivo de estabelecer limites em quaisquer campos de ação, sejam eles físicos, morais, científicos, religiosos e os demais.

Quando o homem não mais obedecer a eles, o caos será seu começo e seu fim.

4 comentários:

  1. Sim. Digo sim aos limites. Meu espaço eu defendo, não gostaria que “um qualquer”, ao achar que meu conceito de espaço é uma bobagem, arrebentasse com tudo que entendo ser meu. As barbáries estão aí para provar que a ausência da observação de limites torna impossível o convívio civilizado, pois somos limitados demais por natureza, para vivermos sem limites e ainda assim respeitarmo-nos mutuamente.
    Gostei muito do texto.
    Andei trabalhando também e gostaria de saber sua opinião sobre o que fiz no http://jefhcardoso.blogspot.com/ .
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Acho que quem ousa criar, apenas questiona a elasticidade das fronteiras, dos limites.
    A alma artista questiona e contesta...
    Bom sentir você por perto!
    Feliz Natal!
    E um 2010 cheio de surpreendentes aventuras de VIDA!!!
    bj no coração,
    Vanessa

    ResponderExcluir
  3. Oi,Jefh...

    Muito bom recebê-lo aqui mais uma vez.
    E ...já fui dar minha opinião lá no seu blog.

    Bj.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Vamm...

    O mesmo para vc.Agora que a reencontrei, vou mesmo ficar por perto porque me dá especial prazer.

    Bjs.Que o seu 2010 seja o reflexo luminoso de todas as luzes e festas do Natal.

    ResponderExcluir