segunda-feira, 13 de julho de 2009

A propósito ...Roberto Carlos!



Já até posso ver o ar de incredulidade e de reprovação: Roberto Carlos?...
Então, o próprio.Não sou fãnzoca, tiete, longe disso. jamais comprei um Cd ou DVD dele, prefiro livros. Mas, nunca pude deixar de ouvi-lo durante todo esse tempo.Era e é natural. Toca em todo lugar.

E daí uma confissão bem simples e inacreditável ( pra quem me lê , não pra mim...) EU CHOREI , quando , no show de sábado, à noite, ele derramou lágrimas ao abraçar Erasmo Carlos
.Por quê? Muito simples...porque eu também estava lá, há 50 anos atrás, diante de uma rude TV em branco e preto “ nas jovens tardes de domingo", simbolicamente “abraçada” aos dois.Era como se minha vida estivesse sendo desnudada diante de 68 mil pessoas no Maracanã.

Uma saia bem rodada, uma sapatilha, um rabo de cavalo nos cabelos amarrados com um lencinho , profundamente apaixonada pela vida e pelo Fábio, querendo que “tudo mais fosse para o inferno”.Essa era eu.
Ele? Um menino, pouco mais velho, cantando aquilo que a gente sentia e não era proibido. Sem drogas, sem obscenidade, sem apelação, só o que a gente sentia de muito comum e muito puro.Tudo muito feliz.

Ele é rei? Tornou-se um rei? Claro que não. E por isso é tão palpável, frágil,próximo, sem estrelismos. Limita-se a “ficar na dele”. Só aparece de vez em quando, fala só sobre o que sabe , a cantar o que sente, não se exibe, não tem escândalos públicos, não ostenta riqueza. É, por acaso, alguém muito comum, por isso , reconhecido e amado.

Alias , bem diferente de muitos que – sem dúvida – são letristas e compositores de primeira, mas se arvoram em opiniões esdrúxulas a respeito de coisas sobre as quais não tem ( ou não mostram...) profundidade para falar e fazer. Vide Caetano. Claro, sem tirar nenhum mérito da sua criatividade musical que é excelente,é difícil suportar algumas coisas sobre as quais ele fala. Para o compositor/cantor- 10, mas para a pessoa pública...sem nota. Arrogância não tem nota.Ele pode até pensar , baixinho, com seus botões, tudo o que quiser,mas expor-se ? Pra quê? Alter-ego inflado, com certeza. Bem diferente da irmã- Maria Betânia- reclusa no seu cantinho, de onde sai, de vez em quando,só para cantar e...encanta.

Chico Buarque é mais ou menos igual, ,achando-se o máximo ao afirmar: Escrever é uma chatice”na Flip, doando ao companheiro Lula,que acha leitura pior que exercício em esteira,a frase que procurava para explicar por que também não escreve. E expondo-se em um flagrante desrespeito diante de centenas de pessoas que se acotovelavam para ouvi-lo.Havia um "senhor" Lobo Antunes na Flip,um "quase" Nobel de Literatura,e o senhor Chico desdenhando de seus leitores.Difícil!!!! Mesmo.Não é obrigado a escrever. Nem mesmo a aparecer em uma feira internacional de literatura, a não ser para alimentar o ego.E que ego!

Roberto Carlos nunca fez isso , nem fará. Tem humildade suficiente para saber seu lugar. Não se mete em política, em escândalos,não escancara sua casa à revistas sensacionalistas, não avisa paparazzi que vai estar “onde e não sei com quem”. E faz sucesso. Isso é difícil de engolir, principalmente pelos pseudo-intelectuais.

Minha neta não vai me perdoar por esse post : Ela ama Avril Lavigne, Fergie,Jonas Brothers e abomina Roberto Carlos.Mas , é fácil entender : ela está escrevendo a história dela, quando a minha já foi escrita, na singeleza das músicas que não pregavam festa “ no meu apê”, nem tinha "eguinha pocotó", nem " boca da garrafa"ou qualquer outra coisa vulgar semelhante.

Titãs, Biquíni Cavadão, J.Quest, Claudia Leite, Skank,e muitos outros ,não por acaso, regravaram músicas do Roberto . Por quê? Fácil...porque todos cantam. O povo canta. E quem compra CD é o povo. Elementar!

EM TEMPO : meu cérebro ama Beatles, Milton Nascimento,Bossa Nova,Frank Sinatra e muitos outros...meu corpo adora Big Bands, Ella Fitzgerald, Louis Armstrong,Benny Goodman, Gershwin... eu toda amo uma infinidade de músicas ,tantas que não caberiam aqui,mas... minha alma dança ao som de Roberto Carlos.

Perdõem-me o chavão mas ... “se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi.
Precisa mais?

2 comentários:

  1. Giiiiii....exatamente assim, deste jeitinho...se eu escrevesse alguma coisa sobre este show, seria tão igual ao seu!!!Saudades de vc., do que sentíamos nesta época, de tantas outras coisas...bjcas amiga, valeu!!

    ResponderExcluir
  2. Minha Eterna MESTRE e Amiga, sou suspeito em falar sobre o Roberto, pois, minha vida sempre esteve ligada em Roberto Carlos, quantos sorrisos, quantas lágrimas, mas, uma coisa é certa, ele sempre esteve em todos os momentos da minha vida,os maravilhosos e os mais difíceis.Seu texto como tudo o que vc faz é simples, mas de um conteúdo enorme, bjos querida amiga

    ResponderExcluir