quarta-feira, 29 de julho de 2009

Inquietação.



Há alguns dias ( ou seriam meses?...) tenho estado silenciosa. Desencantada?Caustica? Crítica? Talvez, esse silêncio tenha duas faces e me faça enxergar mais do que quero ver.Não sei...

Olho à minha volta e não gosto do que me circunda, nem do que sinto.Fazer parte da superficialidade com que se estabelecem as relações pessoais próximas e distantes está me deixando fragilizada. Há algum tempo estou me sentindo inadequada sem conseguir descobrir em relação a quê.Não consigo existir assim.Preciso de profundidade.De pé no chão. De base.

Sinto enorme falta de olhos nos olhos, de emoção do abraço apertado, de sorriso prazeroso de encontros e reencontros, de amenidade gostosa do bem-querer descompromissado
e gratuito saboreado ao largo de uma xícara de café, de camaradagem profissional. Falta de simplesmente me deixar ser e entrar no ritmo da vida.

Onde estão a verdade, o afeto, a lealdade, as alegrias puras de ser o que se é, sem cobranças , sem parâmetros de comparação e sem culpas?

Em um cotidiano sem tréguas, feroz e competitivo, o mundo caminha por uma trilha onde sucesso é sinônimo de prioridades materiais e prestígio público.Uma indizível solidão salta dos olhos das pessoas que já não se fitam , nem se amam. Não se importam...afinal poder tem sido melhor do que ser.

Ter consciência disso , fazer parte disso , é, como diria Clarice Lispector,“uma lucidez perigosa”.O que fazer com essa certeza?

Definitivamente não quero isso para mim...Talvez me faltem - ainda- coragem e ousadia para quebrar o círculo e ser sozinha mesmo, porque é assim que vou estar.Mas, então,pode ser que eu encontre a mim mesma para me fazer companhia!

5 comentários:

  1. Caramba! eu estava me sentindo exatamente assim esses dias! tentei me expressar por vários posts no meu blog mas o seu é o que mais retratou o que eu estava sentindo e não consegui colocar para fora!!!!!!!! Acho que já estou melhor dessa sensação. Como? Parei e começei a lembrar que ainda acredito na sinceridade, no amor, na alegria e na esperança. E isso tudo realmente está dificil de encontrar por ai. O que está acontecendo na verdade é que todo mundo abriu mão de ter esses valores lá dentro, deixaram perdido em algum canto que já não lembram mais onde é. E agora procuram isso tudo nas outras pessoas ou em lugares. Sendo que o lugar certo deles estarem, é do lado de dentro mesmo!! Cada vez mais eu chego a conclusão que para viver bem com as outras pessoas, para saber viver sem frustações, é preciso primeiro juntar todos esses valores e colocar no lugar correto. Assim você mesma se complementa e os outros vão ser o suplemento do que você já é. Para mim existem dois grandes erros nas relações humanas. 1. esperar que os outros te completem 2. querer que os outros sejam ou façam do jeito que você é ou faria . E ver tudo isso só é possível quando você marca um encontro de você com você mesma. Só para saber o que você ainda gosta, o que ainda sonha, o que não quer de jeito nenhum, que tipo de pessoas quer ter em volta. E depois desse encontro, fica muito mais fácil e dá para perceber que quando você sabe quem você é, as pessoas certas vão aparecendo no seu caminho. O que seriam essas pessoas certas? Pessoas especiais, aquelas que fazem você ver que você está no caminho certo, aquelas que te inspiram, aquelas que são inspiradas e que assim como você, fazem questão de ver tudo de um jeito diferente, fugindo da falta de tempo, da geleira que invadiu o mundo. E ai, você começa a ver que ainda existem coisas que valem a pena, começando por você.

    ResponderExcluir
  2. Absolutamente LINDO! Acho que são poucas palavras, mas que podem resumir como fiquei ao terminar de ler esse texto.
    Beijo da Tassi

    ResponderExcluir
  3. Gabi e Tassi..
    vocês valem ouro, pelo que são e pelo que ainda vão ser.

    Bjs e obrigada.

    ResponderExcluir
  4. aiiii viuuuuuu?! são vocês que me fazem continuar tendo esperança que esse mundo não está perdidoooooo!!!!! ter vocês na minha vida é um presente, diria que é um sonho, um especialmente separado em um bolso mais do que especial!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Bem, acompanho o Blog da Gabi e acabei vindo parar aqui... Gizelda, queria te dizer que essa sua inquietação há tempos mora em mim! E vc conseguiu revelá-la de uma forma muitíssimo transparente! Estou com lágrimas nos olhos! Em meio a esse caos todos, ainda bem que temos o conforto das palavras para acalentar nossa alma. Muito obrigada! Com carinho, Ana Guerra

    PS: Seria uma honra receber uma visitinha sua uma hora dessas...

    ResponderExcluir