domingo, 5 de abril de 2009

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá.




A vida flui em ciclos que se abrem e se fecham,e embora nunca tenhamos a exatidão do que foram para nós, deixam marcas, influências, tristezas, alegrias.Às vezes, passam-se anos e anos sem que nos demos conta de algo que nos aconteceu, que deixamos passar por imaturidade, falta de visão, até ausência de poesia no modo de olhar o tempo, o precioso tempo.

Mas, tudo, absolutamente tudo está no seu lugar , esperando a hora de acontecer, sem porquês, apenas porque era milimetricamente planejado para ser nosso, não importa quando,nem onde.

Assim redescobri- ou descobri- , nesse fim de semana, a mágica poesia de " O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá". Tenho certeza de tê-lo lido ,mas não devia ser o momento.Uma fada o trouxe até mim, porque fadas, como dizem as crianças, povoam nosso cotidiano, apenas não sabemos reconhecê-las.Nesse ano, uma cruzou o meu caminho e se mostrou. E eu, felizmente,fui tocada por ela.Em tempo.

Livro para crianças???? Engana-se quem pensa que é, embora só a sensibilidade infantil da nossa alma possa captar magia e alumbramento.

Para quem passou o final da semana passada lendo e analisando "Ensaio sobre a cegueira", sem dúvida , a obra é o bálsamo.É ver depois de estar cega.Saramago é genial, mas o textode J.Amado é puro deleite.

Que presente para um filho, ao nascer, ter ganho essa história!E que epifania reconhecer que Jorge Amado, para quem a critica (?) literária torceu o nariz tantas inumeráveis vezes a está contando para os anjos.

Enquanto estou por aqui, vou resgatar outras preciosidades que se perderam de mim.Preciso prestar mais atenção ao que me cerca, ignorar sapos que se fingem de príncipes e recnhecer que recebi alguns presentes tangíveis nesse tempo mau que passou.

Gizelda...absolutamente em paz.

3 comentários:

  1. Interessante este seu blog!... Cultura qb e sua difusão bem ao jeitinho português!... Torna-se bastante agradável pela suavidade da passagem de temas e mensagem. Boa conjugação de esforço e... coordenação do gosto revelado!...
    Tenho que voltar mais vezes para uma "investigação" um pouco mais profunda.
    Parabéns pelo seu centrinho de difusão cultural.

    Escolha entre... beijos e abraços

    ResponderExcluir
  2. Acho que esse é pra eu refletir melhor, né mãe?!
    Caiu como uma luva!!!
    Beijos, te amo!!!
    Inayê

    ResponderExcluir
  3. Meu deus!!! eu não preciso nem ler o livro, só os seus dois parágrafos de introdução nesste post já foram o suficientes para mim!!! caramba!!! você deveria ter mais textos seus por aqui! eu ia amar mais ainda! inclusive, até vim pedir permissão porque TIVE que colocar no meu blog (com os devidos direitos a você, OBVIO) http://bigbagofdreams.blogspot.com/2009/05/concordo.html
    beijos da sua fã!

    ResponderExcluir